Gouveia é a cidade mais envelhecida do país

| País
Porto Canal / Agências

Redação, 31 out (Lusa) - A cidade de Gouveia, no distrito da Guarda, é a mais envelhecida do País com 246 idosos para cada 100 jovens, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o relatório "Cidades Portuguesas: Um Retrato Estatístico", com dados relativos a 2011 e hoje divulgado, o índice de envelhecimento (que relaciona a população com 65 ou mais anos com a população entre 0 e 14 anos) é menor no total das 159 cidades portuguesas (118 idosos para cada 100 jovens) do que no total de país (128).

Gouveia apresenta o índice mais elevado (246), seguida de Borba (230), Porto (194) e Lisboa (183).

Já as cidades do Caniço e Câmara de Lobos, ambas na Região Autónoma da Madeira, são as mais jovens do país, com 31 e 36 idosos para cada 100 jovens, respetivamente.

Na relação das cidades com menor índice de envelhecimento seguem-se a Póvoa de Santa Iria (Lisboa), com 40 idosos para cada 100 jovens, Ribeira Grande (São Miguel, Açores), com 45 e Gandra (Paredes), com um índice de 49.

Por região, o conjunto das 17 cidades da região de Lisboa apresenta o maior índice de envelhecimento do país, ali residindo 135 idosos com mais de 65 anos para cada 100 jovens.

As cidades da Região de Lisboa superam o total nacional (128), o das cidades portuguesas (118) e também o índice de envelhecimento da própria região (117).

De acordo com os mesmos dados, as 21 cidades alentejanas situam-se, também, acima do total nacional das cidades, com 127 idosos para cada 100 jovens, a exemplo das 43 cidades do Centro do país que registam, no total, 121 idosos para cada 100 jovens.

O relatório do INE indica ainda que a proporção de pessoas com 65 ou mais anos a viverem sozinhas é "ligeiramente inferior" nas cidades (9,7 %) face ao total do país (10,1%).

O conjunto das 17 cidades da região de Lisboa situa-se acima da média nacional (11,7%) "revelando que, para além de uma população envelhecida, as cidades da região de Lisboa apresentavam uma população idosa tendencialmente mais isolada do que no conjunto do país", sustenta o INE.

Neste indicador, acima da média das cidades e do total do país está, igualmente, o conjunto das 21 cidades do Alentejo com 10,9 por cento.

JLS // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.