Ministra da Agricultura diz que Portugal ainda é deficitário na produção de maçã

| Economia
Porto Canal / Agências

Viseu, 24 out (Lusa) - A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, disse hoje que Portugal continua ainda a ser deficitário ao nível da produção de maçã, mas é cada vez mais um país exportador deste fruto.

"Temos o desafio de produzir mais internamente e diminuir as importações de maçã, mas também somos cada vez mais um país exportador de maçã", afirmou aos jornalistas, durante a visita a uma quinta de produção de maçã situada em Povolide, no concelho de Viseu.

Segundo a ministra, os produtores estão a pedir para que sejam abertos mais mercados para a exportação de maçã.

"Ainda há um mês e meio foi aberto o mercado da Colômbia para a maçã portuguesa. Neste momento, temos dossiers em marcha na África do Sul, nos Estados Unidos, na Índia e na China, para a maçã e também para outros produtos", contou.

Na sua opinião, isso demonstra interesse dos produtores portugueses "em conquistar novos mercados, em utilizar as facilidades do clima" que permitem, em alguns casos, "ter maçãs precoces, entrar mais cedo noutros mercados".

"E é disto também que se faz o comércio internacional", frisou.

Relativamente à Quinta de Vilar que hoje visitou - onde são produzidas seis variedades de maçã nos seus 40 hectares de pomares - Assunção Cristas destacou "a capacidade de juntar a produção à agroindústria através da maçã desidratada".

"Esse caminho da industrialização, de acrescentar mais valor aos nossos produtos, é um caminho também extraordinariamente relevante para o nosso país", acrescentou.

A governante explicou que o desafio de Portugal passa por "produzir o máximo durante o máximo de tempo possível para o mercado nacional, conseguindo os melhores preços", e exportar quando há oportunidades de o fazer.

"O ideal é que, entre uma coisa e outra, comecemos a ser mais equilibrados na nossa balança comercial", afirmou, admitindo que há produtos que dificilmente serão produzidos de forma competitiva em Portugal.

Segundo Assunção Cristas, "o país todo está a fazer um esforço muito significativo", que pode ser medido pelos últimos números do Instituto Nacional de Estatística em relação às importações e às exportações do setor alimentar: "As exportações aumentaram no último trimestre [que vai até agosto] 3,3% e as importações diminuíram 5,1%".

"De facto, há produção nacional a acrescentar valor, há mais gente a produzir, substituímos importações por produção nacional e ainda conseguimos exportar. Isso significa que o setor está de facto muito vivo, muito dinâmico e todas as áreas estão a dar o seu contributo", acrescentou.

Hoje à tarde, a ministra desloca-se a Armamar, para a abertura oficial da sétima Feira da Maçã. Situado nas encostas do Douro, o concelho produz cerca de 60 mil toneladas de maçãs.

AMF // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Inflação desacelera em abril e economia portuguesa cresce no 1º trimestre

A taxa de inflação homóloga terá sido de 2,2% em abril, menos 0,1 pontos percentuais do que em março, segundo a estimativa rápida divulgada esta terça-feiro pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Já a economia nacional cresceu 1,4% nos primeiros três meses do ano em termos homólogos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.