UEFA atribui derrota à Albânia e retira três pontos à Sérvia no apuramento ao Euro2016

| Desporto
Porto Canal / Agências

Nyon, Suíça, 24 out (Lusa) - A UEFA decidiu punir a Albânia com uma derrota por 3-0 devido aos incidentes no Sérvia-Albânia de 14 de outubro, relativo ao Grupo I de qualificação para o Euro2016 em futebol, mas também retirou três pontos aos sérvios.

"O Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA decidiu declarar o jogo cancelado. Consequentemente, considera-se que a Federação de Futebol da Albânia perdeu o jogo por 3-0. A federação albanesa também é multada em 100 mil euros. O comité também decidiu retirar à Federação de Futebol da Sérvia três pontos na qualificação para Campeonato Europeu de futebol", indicou a UEFA em comunicado.

A decisão da UEFA favorece as restantes seleções do Grupo I, entre as quais Portugal. A seleção nacional segue em terceiro lugar no Grupo I, com três pontos, menos um do que Dinamarca e Albânia - que venceu Portugal em Aveiro por 1-0 - e com mais dois pontos do que a Sérvia e Arménia, ambas com um.

Além desta dedução de pontos, a UEFA também decidiu que a Sérvia vai ter de jogar à porta fechada os próximos dois jogos de qualificação em casa, ou seja contra a Dinamarca (14 de novembro) e Arménia (04 de setembro de 2015). A federação sérvia também foi multada em 100 mil euros.

A UEFA acrescentou que a decisão é passível de recurso e a federação da Albânia já anunciou que o vai fazer.

A 14 de outubro, o árbitro inglês Martin Atkinson interrompeu a partida Sérvia-Albânia [realizada em Belgrado] aos 42 minutos, quando jogadores das duas equipas e adeptos se envolverem em confrontos, depois de um "drone" telecomandado ter sobrevoado o relvado com uma bandeira que representava um mapa da denominada "Grande Albânia".

O Kosovo, ex-província sérvia de população maioritariamente albanesa, proclamou unilateralmente a sua independência em fevereiro de 2008. De alguns setores de Belgrado surgiram denúncias de um projeto visando a criação de uma "Grande Albânia", reunindo as comunidades albanesas da Albânia, do Kosovo, do Montenegro, da Macedónia e do sul da Sérvia.

NVI // NF

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Internacional português de râguebi morre aos 22 anos num acidente de viação

O internacional português de râguebi Pierre-Mathieu Fernandes morreu este sábado em França, aos 22 anos, vítima de acidente de viação, informou o seu clube, em comunicado, informação confirmada momentos depois pela Federação Portuguesa de Râguebi (FPR).

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.