Artesanato e queijo de Penela vão beneficiar da inovação tecnológica

| País
Porto Canal / Agências

Penela, 23 Out (Lusa) -- A produção de artesanato de vime e de queijo certificado do Rabaçal poderão beneficiar da inovação proporcionada pelo FabLab de Penela, uma oficina baseada nas novas tecnologias, afirmou hoje o presidente da Câmara Municipal.

O FabLab já funciona provisoriamente, há dois meses, na Casa das Indústrias Criativas, no centro histórico de Penela, devendo mudar-se para instalações próprias em novembro.

"Queremos criar aqui uma cultura favorável à inovação e a não termos medo de fazer asneiras", afirmou o autarca Luís Matias aos jornalistas, durante um encontro do FabLab local, um dos primeiros de Portugal, com parceiros do projeto europeu Crealab.

Tirando partido de financiamentos comunitários, a Câmara de Penela investiu mais de 140 mil euros, para fazer avançar o FabLab, na reabilitação de um imóvel antigo e na aquisição de equipamentos.

O Crealab é uma rede de "territórios de experimentação em ambiente de ´living lab´", que visa o desenvolvimento de produtos e serviços articulando os setores tradicionais e as indústrias criativas.

"As velhas técnicas, usadas, designadamente, no artesanato do vime, têm de ser aprendidas, ligando-as depois a uma cultura de sustentabilidade dos territórios e de valorização dos produtos locais", enfatizou o presidente social-democrata da Câmara, Luís Matias, eleito em 2013.

Coordenado pelo engenheiro eletrotécnico Belmiro Luís, dono de uma empresa, com nove postos de trabalho, que funciona na incubadora da Edifício smArtes -- Casa das Indústrias Criativas, o FabLab de Penela "dará oportunidade a quem tem ideias e não tem meios" para as concretizar.

"O essencial é a dinâmica e as redes que conseguimos criar nesta comunidade criativa", realçou Luís Matias.

Belmiro Luís disse que, com o conceito FabLab, existem 423 destas oficinas em todo o mundo, seis delas em Portugal: duas em Lisboa, além dos concelhos de Penela, Coimbra, Fundão e Porto.

Por iniciativa do antigo presidente da Câmara Paulo Júlio, Penela aposta numa "estratégia assente na inovação e no empreendedorismo", em torno do projeto global Smart Rural Living Lab, integrado na rede europeia de living Labs.

O FabLab local recebeu os parceiros do CreaLab, representados por nove participantes de Espanha (Cáceres, Sevilha e Barcelona) e França (Angoulême).

CSS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Portugal é o 5.º país da UE com o salário médio mais baixo

Portugal é o 5.º país da União Europeia com o salário médio mais baixo, sendo as áreas da agricultura e pescas e alojamento e restauração os setores onde menos se ganha, de acordo com dados desta terça-feira divulgados pela Pordata.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.

Segunda-feira é dia de Eurodreams. Eis a chave vencedora

Já é conhecida a chave do EuroDreams desta segunda-feira.