Madeira e Açores sob aviso amarelo devido à chuva, vento e agitação marítima

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 21 out (Lusa) -- O arquipélago da Madeira e os grupos central e oriental dos Açores estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, vento forte e agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A Madeira está sob aviso amarelo até às 00:00 de quarta-feira devido à previsão de vento de sul forte a muito forte com rajadas da ordem dos 90 quilómetros/hora, podendo atingir os 100 quilómetros/hora (km/h) a partir do meio da tarde.

A ilha do Porto Santo também está sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas até às 00:00 de quinta-feira.

O IPMA colocou também o grupo central dos Açores (S. Jorge, Terceira, Graciosa, Pico e Faial) sob aviso amarelo devido à chuva até às 10:00 de hoje.

O grupo oriental (S. Miguel e Santa Maria) também está sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte (até às 17:00 de hoje), chuva ou aguaceiros (até às 10:00 de hoje) e agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste de 6 metros (até às 11:00 de hoje).

O aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, é emitido pelo IPMA quando existem situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje na Madeira períodos de céu muito nublado, aguaceiros, mais prováveis até ao início da tarde, vento moderado do quadrante sul, tornando-se fraco a moderado do quadrante leste a partir do final da tarde.

Nas terras altas prevê-se vento forte a muito forte do quadrante sul, com rajadas da ordem de 85 km/h e 90 a 100 km/h a partir da tarde e pequena subida de temperatura.

Para os Açores a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros, condições favoráveis à ocorrência de trovoada e vento nordeste forte com rajadas até 80 km/h.

No continente prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando por vezes períodos de maior nebulosidade por nuvens altas e vento em geral fraco do quadrante leste, tornando-se gradualmente do quadrante norte e soprando moderado de nordeste a partir da tarde nas terras altas da região sul.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de graus Celsius, em Castelo Branco, Coimbra e Faro 30, Évora, Portalegre e Braga 31, Beja 33, Porto, Viana do Castelo e Vila Real 28, Bragança 27, Guarda 23, Leiria 32, Funchal 26, Ponta Delgada 22, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 21.

DD // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.