Adolescente australiano protagoniza vídeo de propaganda do Estado Islâmico

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, Austrália, 21 out (Lusa) -- Um adolescente australiano, que combateu nas fileiras do Estado Islâmico (EI), protagonizou um vídeo de propaganda do movimento islâmico, no qual é mencionado, pela primeira vez, o primeiro-ministro da Austrália, Tony Abbott, noticia hoje a imprensa local.

O jovem adverte no vídeo o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o primeiro-ministro australiano, de que os 'jihadistas' não vão deixar de lutar até conseguirem derrotar "todos os tiranos e fazer com que a bandeira negra ondule em cada território", incluindo na Casa Branca e Palácio de Buckingham.

As autoridades australianas estimam tratar-se de Abdullah Elmir, jovem de 17 anos que desapareceu da sua habitação no oeste de Sydney no final de junho passado, segundo a estação local ABC.

Presume-se que Elmir viajou com um companheiro de 16 anos até à Turquia e a partir dali passou a fronteira com a Síria para juntar-se às forças islâmicas, embora tenha sido intercetado pelo pai e regressado à Austrália, segundo a fonte.

Segundo o governo australiano há cerca de 60 nacionais da Austrália nas fileiras do EI, enquanto outros 100 trabalham ativamente no país oceânico como apoio logístico e de recrutamento.

A Austrália elevou em setembro o alerta terrorista para nível "alto", perante a ameaça de atentados em plena ofensiva internacional contra o 'jihadismo' na Síria e Iraque, na qual Camberra participa com ajuda humanitária e armas.

FV // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.