Quarteto luso inicia luta pelos "quartos" da Liga Europeia de hóquei em patins

| Desporto
Porto Canal / Agências

Redação, 16 out (Lusa) -- Os portugueses AD Valongo, Benfica, FC Porto e Juventude de Viana iniciam no sábado a disputa da fase de grupos da Liga Europeia de hóquei em patins, com naturais aspirações a marcar presença nos quartos de final.

A campeã nacional AD Valongo ficou integrado no Grupo B, juntamente com o CP Vic (Espanha), Breganze (Itália), e Genève RHC (Suíça), clubes com os quais irá lutar por um dos dois lugares de acesso aos "quartos" e igualar, pelo menos, o feito de 2013/14.

A AD Valongo, que conquistou o inédito título de campeã nacional em 2013/14, começou da melhor forma a presente temporada com a conquista da Supertaça António Livramento, com um triunfo frente ao Benfica, por 7-5, em Albergaria.

A formação de Valongo inicia em casa a fase de grupos frente aos italianos do Breganze, finalista vencido da Taça CERS. No outro encontro, o CP Vic recebe o Genève RHC.

No Grupo A, o Benfica, campeão europeu em 2012/13, terá como principal opositor o campeão europeu FC Barcelona, que se impôs numa final ibérica ao FC Porto, além de Bassano, de Itália, e HC Quevert, de França.

A formação "encarnada", que se sagrou campeã europeia em 2012/13, no Porto, e caiu frente ao FC Barcelona nas meias-finais de 2013/14, inicia precisamente em casa dos catalães a sua participação no Grupo A, enquanto o Bassano recebe o HC Quevert.

Os dois primeiros classificados do Grupo A cruzam nos quartos de final com os dois melhores posicionados do Grupo D, que integra o FC Porto, Vendrell, de Espanha - vencedor da Taça CERS em 2012/13 -, Valdagno, de Itália, e La Vendéenne, de França.

O FC Porto inicia a fase de grupos em casa, frente aos italianos do Valdagno, um dos candidatos diretos na disputa do primeiro lugar do grupo e consequente passagem aos "quartos".

Oito vezes vice-campeão europeu nas últimas 18 épocas (as duas últimas em 2012/13 e 2013/14), o FC Porto persegue há várias épocas um título que lhe escapa desde 1989/90, na então denominada Taça dos Campeões Europeus de hóquei em patins, e que já tinha conquistado em 1985/86.

A Juventude de Viana, quarto classificado do campeonato de 2013/14, regressa à Liga Europeia após uma ausência que remonta a 2006/07, tendo na altura, sob outra forma competitiva, sido afastada pelos italianos do Follonica.

Os espanhóis do Liceo da Corunha - bicampeão europeu em 2010/11 e 2011/12 -, os italianos do Forte dei Marmi(semifinalista da Taça CERS), e os alemães SKG Herringen são os adversários da Juventude de Viana no Grupo C.

A formação portuguesa inicia a competição no recinto do Forte dei Marmi, na região italiana da Toscana, enquanto no outro encontro do grupo o Liceo recebe na Corunha os alemães do Herringen.

APS // NFO

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Ricardo Ares: "Vamos dar tudo o que temos"

Ricardo Ares projetou a final 4 da Taça de Portugal, que se disputa este fim de semana em Barcelos e arranca com um FC Porto-Oliveirense (sábado, 12h00).

Eleições FC Porto. Tudo sobre o ato eleitoral deste sábado

As eleições para os órgãos sociais do FC Porto, relativas ao quadriénio 2024-28, têm lugar este sábado no Estádio do Dragão.

Eleições FC Porto. Sócios já votam no Estádio do Dragão

Já estão abertas as urnas das eleições para os órgãos sociais do FC Porto, relativas ao quadriénio 2024-28, que têm lugar este sábado no Estádio do Dragão.