Luso-moçambicano raptado em Maputo

| País
Porto Canal / Agências

Maputo, 15 out (Lusa) - Um luso-moçambicano de cerca de 30 anos foi raptado no domingo na baixa de Maputo, disse hoje à Lusa fonte oficial.

Um porta-voz da Polícia da República de Moçambique já tinha adiantado à Lusa na segunda-feira a ocorrência de um rapto no domingo à tarde na capital do país.

Hoje a Lusa apurou que a vítima é um empresário luso-moçambicano, segundo fonte oficial que se escusou a fornecer mais detalhes do caso.

Este é o segundo rapto ocorrido na área metropolitana de Maputo em menos de uma semana, depois de, no dia 07, o filho do proprietário de uma grande superfície comercial ter sido raptado com recurso a armas de fogo numa das principais artérias da capital, quando se preparava para sair do seu local de trabalho.

O homem, já libertado, foi mantido em cativeiro durante 24 horas numa casa de um bairro da Matola, cidade satélite de Maputo, num caso que teve como desfecho uma acesa troca de tiros entre a polícia e os raptores, e do qual resultaram até ao momento três detenções.

No início de outubro, foi também libertado um jovem luso-moçambicano, depois de ter estado em cativeiro durante cerca de um mês e meio.

Depois de um período de aparente acalmia, em que não foram registados quaisquer casos desde o início do ano, os raptos verificados desde agosto reavivaram a vaga deste crime que assolou Moçambique durante cerca de dois anos, vitimando dezenas de pessoas.

O rapto ocorrido no domingo é o 11.º na comunidade portuguesa em Moçambique.

As autoridades portuguesas estão a acompanhar o caso.

HB (EMYP) // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.