Europa "arrisca-se" a ter de importar engenheiros

| País
Porto Canal / Agências

Redação, 15 out (Lusa) - A Europa arrisca-se a ter de importar, em poucos anos, engenheiros de outros continentes, "com formações de qualidade média inferior", se não conseguir inverter a atual "crise de vocações", defendeu o presidente da federação europeia das associações da classe.

Segundo José Vieira, se o panorama vocacional de atração de jovens para os cursos superiores de engenharia não se inverter, "está em risco a supremacia europeia" na inovação e na competitividade industrial.

"Em poucos anos, arriscamo-nos a ter de importar engenheiros de outros continentes, com formações de qualidade média inferior", alertou, citado num comunicado da Universidade do Minho (UMinho).

José Vieira, professor da UMinho, é o primeiro português a presidir à Federação Europeia das Associações Nacionais de Engenharia (FEANI), que representa quatro milhões de membros de 33 países.

A sua eleição para o triénio 2014-17 foi por unanimidade e decorreu na assembleia-geral do organismo, em Gdansk, Polónia.

No seu mandato, José Vieira pretende envolver os governos dos vários países membros da FEANI, que ultrapassam a geografia da União Europeia, e fazer lobbying para atrair a juventude aos cursos superiores de engenharia.

"Importa insistir que a engenharia tem emprego, é essencial para o desenvolvimento tecnológico da sociedade e está a ter uma internacionalização fortíssima", frisou.

A FEANI pretende ainda implementar um sistema de acreditação da formação contínua para os engenheiros, seguindo uma experiência pioneira de Portugal.

"A engenharia é determinante para o progresso da indústria, da tecnologia e da inovação, e isso exige uma atualização constante dos engenheiros", disse José Vieira.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.