Birmânia iniciou processo de listagem dos templos de Bagan na UNESCO

| Mundo
Porto Canal / Agências

Banguecoque, 07 out (Lusa) -- As autoridades da Birmânia iniciaram uma campanha para inscrever os templos de Bagan na lista do Património Mundial da Humanidade elaborada pela Unesco, revelou hoje o organismo das Nações Unidas.

No fim de semana de 11 e 12 de outubro, o museu de Bagan, um complexo monumental na região central do país, vai acolher uma conferência presidida pelo ministro da Cultura, Aye Myint Kyu, que marcará o início da campanha que conta com o apoio de países como a Itália, Suiçã ou Japão, refere a Unesco em comunicado.

Em 2012, a Birmânia lançou um projeto para a conservação e reabilitação do seu património com a ajuda de países doadores e em junho conseguiu que as cidades-estado da antiga civilização pyu fossem declaradas Património da Humanidade.

Com mais de 2.000 templos e pagodes que datam entre os séculos XI e XII, o complexo arqueológico de Bagan é o principal destino turístico do país.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.