Japão intensifica combate ao terrorismo depois de jovem nipónico ter tentado juntar-se ao Estado Islâmico

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 07 out (Lusa) - O Governo japonês anunciou hoje que vai aumentar os seus esforços para prevenir o terrorismo no país, depois de notícias de um estudante nipónico que planeava juntar-se ao Estado Islâmico na Síria.

"Vamos tomar medidas para conter os extremistas", afirmou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros, Fumio Kishida, depois de ser questionado pela imprensa sobre a investigação policial a vários japoneses suspeitos de estarem a planear juntarem-se ao grupo 'jihadista', ou de fazerem recrutamentos para o grupo terrorista.

As autoridades estão "determinadas a impedir" que cidadãos japoneses viajem para a Síria, Iraque e outros países "para cometer atos terroristas ou juntarem-se a grupos extremistas", acrescentou o ministro, em declarações divulgadas pela agência Kyodo.

"Como membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas e da comunidade internacional, tomaremos medidas pró-ativas para prevenir o terrorismo", afirmou o secretário de imprensa do Governo, Yoshihide Suga.

Na passada segunda-feira, a polícia japonesa interrogou um estudante de 26 anos depois de este ter manifestado a intenção de viajar até à Síria e converter-se em membro ativo do Estado Islâmico.

O jovem tinha já adquirido um bilhete de avião só de ida para a Turquia, com partida prevista para hoje, e a partir deste país pretendia aceder à Síria, segundo a cadeia televisiva Nihhon.

Esta foi a primeira vez que um cidadão nipónico foi detido por querer apoiar ou unir-se a uma milícia extremista na Síria.

ISG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.