Alunos de Música do Piaget de Viseu contestam eventual encerramento do curso

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 03 out (Lusa) -- Alunos da licenciatura de Música do Instituto Piaget de Viseu acusaram hoje a direção da instituição de encerrar o curso "sem aviso prévio", impossibilitando-os de encontrarem atempadamente uma solução para continuarem o seu percurso académico.

A agência Lusa tentou, mas em vão, obter um comentário da presidente do Campus Universitário de Viseu do Instituto Piaget, Françoise Cruz.

Os alunos, que optaram por não ser identificados, mostraram-se chocados com a atitude do Instituto Piaget, que apenas no dia 19 de setembro os informou da "descontinuidade do curso".

"Descontinuidade é o termo legal, que em linguagem mais simples significa o encerramento, já este ano, do curso", lamentam.

No passado ano letivo, o curso tinha 14 alunos que agora iriam frequentar o segundo e terceiro anos.

"A comunicação do encerramento do curso de Música do Instituto Piaget de Viseu apenas na segunda metade deste mês cortou irremediavelmente aos alunos o percurso académico", impossibilitando "a obtenção efetiva de soluções", criticam.

Segundo os alunos, àqueles que se encontravam matriculados no terceiro ano "foi-lhes indicada a possibilidade de concluírem o ano no Piaget, em Almada".

"Já depois da comunicação da descontinuidade e devido a diligências promovidas por uma mãe de uma aluna, depois assumidas pelo Piaget, este realizou contactos com a Universidade de Aveiro no sentido de potenciar que alguns alunos possam lá obter vaga", referem.

No que respeita aos alunos ouvintes, que estão inscritos em unidades curriculares e pagaram propina igual aos restantes alunos, "não foi prevista pela escola qualquer solução", acrescentam.

Os alunos não entendem o porquê do encerramento do curso, uma vez que este ano "prestaram provas de pré-requisitos vários alunos", tendo dez deles "obtido resultados positivos e manifestado interesse em matricular-se".

"Em anos anteriores, nunca se atingiu tal número de alunos para o primeiro ano", garantem, acrescentando que "neste curso, ao contrário de outros, não há dívidas de propinas".

Neste âmbito, os alunos exigem que o curso continue a funcionar em Viseu "pelo menos" até que o consigam concluir.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.