Seguro diz que aumento do salário mínimo pode penalizar alguns trabalhadores

| Política
Porto Canal / Agências

Caldas da Rainha, 25 set (Lusa) -- O secretário-geral do PS, António José Seguro, afirmou hoje que o aumento do salário mínimo nacional vai aumentar o escalão de IRS de alguns trabalhadores, uma injustiça que pretende ver corrigida pelo parlamento.

"Os trabalhadores que recebem o salário mínimo vão ser prejudicados, porque alguns deles têm diuturnidades e com o aumento e essas diuturnidades são empurrados para um escalão [de IRS] superior", afirmou António José Seguro, considerando que muito trabalhadores "são prejudicados porque levam menos salário para casa".

Nas Caldas da Rainha, onde hoje visitou as Faianças Bordallo Pinheiro, o líder do PS adiantou ter tido "oportunidade de verificar esta questão", na qual disse que o partido irá trabalhar para ver se consegue "no seio do parlamento introduzir justiça".

Para António José Seguro, "não tem sentido as pessoas receberem mais salário e no final do mês levarem menos salário para casa porque os impostos levam muito mais do que o aumento desse salário mínimo", concluiu.

António José Seguro comentava o aumento do salário mínimo nacional de 485 euros para 505 euros na sequência do acordo firmado na quarta-feira entre as confederações patronais, o Governo e a UGT.

DYA // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.

Passado colonial português. Chega vai apresentar na AR voto de condenação a Marcelo

O Chega vai apresentar na próxima semana, na Assembleia da República, um voto formal de condenação ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e às declarações que proferiu sobre a reparação devida pelo passado colonial português, anunciou o partido.

Ministro da Agricultura acusa anterior Governo de desperdiçar PRR e alerta contra “radicalismo verde”

O ministro da Agricultura acusou este domingo o anterior Governo de ter “desperdiçado a oportunidade” de usar a totalidade dos fundos do PRR à disposição de Portugal, e alertou para o que chamou de “radicalismo verde” contra os agricultores.