Fernando Santos, o último treinador de Paulo Bento

| Desporto
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 set (Lusa) -- Fernando Santos, hoje revelado como o novo selecionador português de futebol e sucessor de Paulo Bento no cargo, foi o último treinador da carreira do ex-médio no Sporting, tendo há uma década preferido apostar no "jovem" Custódio.

No arranque da temporada 2003/04, com 34 anos, Paulo Bento era uma dos jogadores mais experientes do plantel "leonino" e habitual titular no lugar de "trinco", mas, com alguma surpresa, acabou por ser relegado para o banco de suplentes.

Depois de uma experiência no campeonato grego, primeiro com o AEK e depois com o Panathinaikos, Fernando Santos regressou a Portugal para comandar os "leões", um casamento que acabou em divórcio no final da temporada, e uma das primeiras medidas foi mesmo o afastamento do médio da equipa titular e a aposta em Custódio, na altura com apenas 20 anos.

Ao todo, durante toda a temporada, Paulo Bento realizou apenas sete jogos como titular e sete com suplente utlizado em todas as competições.

A perda de preponderância na equipa e com 35 anos no bilhete de identidade, no final dessa temporada Paulo Bentos pôs fim à sua carreira de futebolista, numa emocionada conferência de imprensa a 9 de julho em Alcochete, e deu início à sua atividade como treinador dos juniores do Sporting.

O antigo médio somou ao todo 35 internacionalizações pela seleção nacional, incluindo a participação no Euro2000 e no Mundial2002, e passou por clubes como o Futebol Benfica, Estrela Amadora, Vitoria Guimarães, Benfica e Real Oviedo.

Dez anos depois, o caminho de Paulo Bento e Fernando Santos voltam a cruzar, ou quase, desta vez na seleção portuguesa.

LG // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".