Emprego no Norte mantém crescimento no 2.º trimestre apesar de desaceleração

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 22 set (Lusa) -- O emprego na região Norte cresceu 0,9% no segundo trimestre em termos homólogos face a 2013, revelou hoje a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), que realçou que as exportações aumentaram 8,5%.

No relatório trimestral Norte Conjuntura, a CCDR-N referiu que o emprego na região continuou a crescer, depois de um primeiro trimestre em que aumentou 1,5%, mas ressalvou que, em termos absolutos, "a expansão do emprego regional face ao período homólogo (+14 mil indivíduos) ficou muito aquém do recuo observado no desemprego (-44 mil desempregados)".

"A incidência do desemprego de longa duração continua a registar novos máximos históricos. No segundo trimestre, 72,4% dos desempregados da região do Norte estavam há mais de um ano à procura de emprego (valor que compara com 68,2% no trimestre anterior e com 65,6% no trimestre homólogo do ano passado). Quase metade (49,1%) do total, estavam mesmo desempregados há mais de dois anos", pode ler-se no documento, que aponta ainda para uma subida da taxa de desemprego jovem de 32,1% para 37,6%.

No que disse respeito ao nível salarial, a média mensal líquida dos trabalhadores por conta de outrem no Norte foi de 756 euros no segundo trimestre do ano, mais 2,6% do que no homólogo de 2013, "em virtude do aumento de 1,7% no salário médio nominal, acrescido por uma inflação negativa".

Já as exportações registaram uma subida de 8,5% entre abril e junho em comparação a igual período de 2013, explicado pela subida de 9% nas vendas para países comunitários.

"No segundo trimestre de 2014, o crescimento do valor total das exportações da região do Norte face ao período homólogo do ano anterior foi impulsionado sobretudo pela subida das exportações de combustíveis minerais, de caldeiras, máquinas e aparelhos mecânicos, de calçado, de vestuário de malha e seus acessórios e ainda de produtos da fileira automóvel", acrescentou ainda o documento.

Em relação ao rácio de crédito vencido das famílias, este aumentou para 4,5% no Norte, mantendo a tendência de crescimento recente.

TDI // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Utentes denunciam assédio laboral e clima de medo em Centro Social em Guimarães

Um grupo com cerca de 1600 pessoas dirigiu uma carta ao arcebispo de Braga, José Cordeiro, para denunciar o clima de medo sentido no Centro Social da Paróquia de Nespereira, em Guimarães, depois da entrada da nova gestão.

Homem de 63 anos desaparecido em Viseu

Um homem de 63 anos encontra-se desparecido desde as 17 horas desta quarta-feira na freguesia de Lordosa, em Viseu, confirmou ao Porto Canal fonte oficial do Comando Territorial da região.

Nesta escola de Gaia luta-se por um recreio com menos telemóveis

A Escola Básica Dr. Costa Matos, em Gaia, está a transformar o recreio num tabuleiro à escala real, com o objetivo de, através da pintura de jogos tracionais no pavimento, promover atividades coletivas e reduzir o uso do telemóvel.