Câmara de Loures anuncia medidas de combate ao abandono escolar

| País
Porto Canal / Agências

Loures, 22 set (Lusa) - A Câmara Municipal de Loures anunciou hoje um conjunto de medidas que visam combater o abandono e o absentismo escolar e um investimento de 1,5 milhões de euros na recuperação de nove escolas do concelho.

A criação da figura do Técnico de Agrupamento, a publicação de um guia municipal de respostas educativas e o aumento do horário de apoio à família nos jardins-de-infância, foram algumas das medidas apresentadas hoje pelo presidente da Câmara de Loures, Bernardino Soares (CDU), no âmbito da abertura do novo ano escolar.

"No que respeita às competências do Governo cumpriram-se as piores expetativas, com atrasos na colocação de professores e educadores. No que concerne às competências da autarquia foram tomadas um conjunto de medidas que pretendem reduzir o abandono e absentismo escolares e melhorar o sucesso educativo", sublinhou o autarca.

Nesse sentido, Bernardino Soares explicou que o técnico de agrupamento será "um elo de ligação entre o município e os agrupamentos, agilizando os procedimentos e articulando toda a comunicação" entre as duas entidades.

Já o guia municipal irá compilar "todas as ações e programas que a autarquia tem dirigidas à Educação", servindo como ferramenta para as escolas e agrupamentos planificarem o ano letivo.

Outra das medidas será o aumento de meia hora diária do horário de apoio à família, "sem qualquer custo acrescido".

Bernardino Soares destacou, igualmente, o facto de a autarquia ter conseguido poupar cerca de 1,7 milhões de euros na despesa com as refeições escolares, face ao ano anterior, ressalvando que tal se irá verificar "sem diminuição da qualidade.

"No passado, o contrato que existia com a empresa fornecedora previa o pagamento de todas as refeições encomendadas, mas agora serão pagas apenas aquelas refeições que foram efetivamente servidas", explicou.

O autarca disse, ainda, que a Câmara realizou um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros na recuperação de nove escolas do concelho, que incluiu a pintura de algumas paredes e a criação de mais salas de aula.

"No que se refere à Educação Pré-Escolar procedeu-se à abertura de quatro novas salas de Jardim de Infância, permitindo a cerca de 100 crianças a frequência deste tipo de ensino", exemplificou.

No concelho de Loures estudam cerca de 24 mil alunos, desde o ensino pré-escolar ao ensino secundário.

FYS // JLG

Lusa/fim

+ notícias: País

Calor está de regresso e com temperaturas recorde para este ano

As temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira, prevendo-se máximas que podem ultrapassar os 30 graus em alguns locais de Portugal continental, disse à agência Lusa o meteorologista Pedro Sousa.

GNR e PSP aplicaram 90 contraordenações após fiscalizarem 43 bares noturnos

A GNR e a PSP fiscalizaram no fim de semana 43 estabelecimentos de diversão noturna que resultou na aplicação de 90 autos de contraordenação, refere um comunicado conjunto das duas forças de segurança.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.