Intruso na Casa Branca obriga à evacuação de parte da residência

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 20 set (Lusa) -- Os serviços secretos norte-americanos evacuaram hoje parcialmente a casa Branca durante meia hora depois de um intruso ter conseguido entrar no complexo e aproximar-se da residência pouco depois de Barack Obama ter abandonado o local.

O Presidente norte-americano tinha abandonado o local minutos antes no helicóptero presidencial rumo a Camp David para passar o fim de semana com as filhas Sasha e Malia.

Pouco depois, os jornalistas que estavam na sala de imprensa e parte do pessoal da Casa Branca receberam ordem de saída que acabaria levantada meia hora depois quando os serviços secretos detiveram o intruso.

O indivíduo, do qual não foi revelado nenhum detalhe, conseguiu ludibriar o dispositivo de segurança que rodeia a Casa Branca na Avenida da Pensilvânia, saltou a cerca e chegou muito perto do pórtico norte, como é visto num vídeo gravado por um cidadão que observou a cena e a publicou nas redes sociais.

A segurança da Casa Branca colocou entra em alerta diversas vezes com casos de pessoas que saltam as vedações do jardim ou que lançam objetos para o interior, mas casos como o de sexta-feira são menos frequentes.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.