Risco extremo de exposição à radiação UV no Funchal e no Porto Santo

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 12 jul (Lusa) -- A região do Funchal e a ilha do Porto Santo apresentam hoje risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV), informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, a região do Funchal e a ilha do Porto Santo apresentam risco extremo enquanto o resto do país está com valores muito altos, com exceção das regiões de Braga, Porto e Viana do Castelo.

No caso do Funchal e do Porto Santo, que apresenta risco extremo, o IPMA aconselha a população daquela região a evitar o mais possível a exposição ao sol.

Quanto ao risco muito alto de exposição à radiação UV, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, sublinhando igualmente que se deve evitar a exposição das crianças ao sol.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, segundo o IPMA.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, sendo o máximo o 11.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste até ao final da manhã e para o final da tarde, com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco, e aumento temporário de nebulosidade durante a tarde nas regiões Norte e Centro, em especial no interior, com ocorrência de aguaceiros e com condições favoráveis à ocorrência de trovoada.

Está também previsto vento fraco do quadrante oeste, soprando moderado no litoral a sul do Cabo de Sines em especial durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais da região sul e pequena descida da temperatura máxima nas regiões do interior.

Na Madeira prevê-se céu pouco nublado e vento fraco e nos Açores céu com períodos de muito nublado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 25 graus Celsius, Faro e Funchal 27, Porto e Ponta Delgada 23, Castelo Branco 32, Évora e Beja 31, Bragança 35, Vila Real 34 e Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo 24.

DD // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.