Sistema alternativo a Citius falha e sessão de julgamento em Guimarães é anulada

Sistema alternativo a Citius falha e sessão de julgamento em Guimarães é anulada
| Norte
Porto Canal

A sessão de segunda-feira do julgamento de um megaprocesso por tráfico de droga no Tribunal de Guimarães vai ser repetida, porque o sistema de gravação alternativo ao Citius não funcionou, foi hoje divulgado.

Por despacho a que a Lusa hoje teve acesso, o coletivo que julga o caso decretou a repetição da sessão, em que foram ouvidos, ao longo de todo o dia, quatro arguidos, por considerar ser "muito provável" a arguição da invalidade processual, nomeadamente por parte dos advogados, com base no não registo sonoro da prova oral.

Este julgamento, que tem 19 arguidos, cinco dos quais em prisão preventiva, já tinha sido interrompido logo na primeira sessão, antes da audição de qualquer um dos arguidos, devido à inoperacionalidade da plataforma informática Citius e do sistema alternativo de gravação.

Este sistema alternativo terá funcionado na segunda sessão, mas na sessão de segunda-feira falhou.

Os arguidos que nessa sessão prestaram declarações voltarão a ser ouvidos a 22 de setembro.

A plataforma informática de suporte à atividade dos tribunais (Citius) tem estado inoperacional devido aos problemas resultantes da reorganização do mapa judiciário.

+ notícias: Norte

Nova central de biorresíduos da Lipor custa 70 milhões de euros e tratará 75 mil toneladas/ano

A proposta Central de Valorização de Biorresíduos da Lipor representa um investimento a rondar os 70 milhões euros, para uma obra que vai levar perto de três anos a ficar concluída e permitirá tratar até 75 mil toneladas por ano.

Cegonhas de ninho abatido em 2025 voltaram a Gondomar

Um habitante de Valbom disponibilizou 800 euros para instalar uma torre perto do ninho de cegonha abatido em outubro, mas a Câmara de Gondomar não respondeu em tempo útil e as aves instalaram-se numa árvore junto a um jardim-de-infância.

IP vai tentar antecipar prazos da obra do IC35 entre Rans e Entre-os-Rios em Penafiel

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai tentar antecipar os prazos do arranque da obra do IC35 entre Rans e Entre-os-Rios, em Penafiel, cuja consignação está prevista para dezembro, disse esta quarta-feira o presidente da empresa.