Sistema alternativo a Citius falha e sessão de julgamento em Guimarães é anulada

Sistema alternativo a Citius falha e sessão de julgamento em Guimarães é anulada
| Norte
Porto Canal

A sessão de segunda-feira do julgamento de um megaprocesso por tráfico de droga no Tribunal de Guimarães vai ser repetida, porque o sistema de gravação alternativo ao Citius não funcionou, foi hoje divulgado.

Por despacho a que a Lusa hoje teve acesso, o coletivo que julga o caso decretou a repetição da sessão, em que foram ouvidos, ao longo de todo o dia, quatro arguidos, por considerar ser "muito provável" a arguição da invalidade processual, nomeadamente por parte dos advogados, com base no não registo sonoro da prova oral.

Este julgamento, que tem 19 arguidos, cinco dos quais em prisão preventiva, já tinha sido interrompido logo na primeira sessão, antes da audição de qualquer um dos arguidos, devido à inoperacionalidade da plataforma informática Citius e do sistema alternativo de gravação.

Este sistema alternativo terá funcionado na segunda sessão, mas na sessão de segunda-feira falhou.

Os arguidos que nessa sessão prestaram declarações voltarão a ser ouvidos a 22 de setembro.

A plataforma informática de suporte à atividade dos tribunais (Citius) tem estado inoperacional devido aos problemas resultantes da reorganização do mapa judiciário.

+ notícias: Norte

Matosinhos começa a cobrar taxa turística de dois euros por noite

A Câmara Municipal de Matosinhos começa, a partir desta quarta-feira, a cobrar uma taxa turística de dois euros por noite e por pessoa até um máximo de sete noites seguidas.

Quatro distritos do Norte sob aviso laranja até quinta-feira devido a nevoeiro

Os distritos de Viseu, Bragança, Guarda e Vila Real continuam sob o aviso laranja até quinta-feira devido ao nevoeiro, afirmou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Bilhete para Paço dos Duques em Guimarães duplica e para Soares dos Reis no Porto fica mais caro dois euros

A Museus e Monumentos de Portugal (MMP) aumenta a partir desta quarta-feira o preço das entradas na maioria de museus, monumentos e palácios nacionais sob sua gestão, segundo despacho publicado no passado mês de novembro, em Diário da República.