Sistema alternativo a Citius falha e sessão de julgamento em Guimarães é anulada

Sistema alternativo a Citius falha e sessão de julgamento em Guimarães é anulada
| Norte
Porto Canal

A sessão de segunda-feira do julgamento de um megaprocesso por tráfico de droga no Tribunal de Guimarães vai ser repetida, porque o sistema de gravação alternativo ao Citius não funcionou, foi hoje divulgado.

Por despacho a que a Lusa hoje teve acesso, o coletivo que julga o caso decretou a repetição da sessão, em que foram ouvidos, ao longo de todo o dia, quatro arguidos, por considerar ser "muito provável" a arguição da invalidade processual, nomeadamente por parte dos advogados, com base no não registo sonoro da prova oral.

Este julgamento, que tem 19 arguidos, cinco dos quais em prisão preventiva, já tinha sido interrompido logo na primeira sessão, antes da audição de qualquer um dos arguidos, devido à inoperacionalidade da plataforma informática Citius e do sistema alternativo de gravação.

Este sistema alternativo terá funcionado na segunda sessão, mas na sessão de segunda-feira falhou.

Os arguidos que nessa sessão prestaram declarações voltarão a ser ouvidos a 22 de setembro.

A plataforma informática de suporte à atividade dos tribunais (Citius) tem estado inoperacional devido aos problemas resultantes da reorganização do mapa judiciário.

+ notícias: Norte

Português de 26 anos desaparecido na Suíça

Um jovem de 26 anos está desaparecido desde segunda-feira em Sargans, na Suíça, localidade onde reside.

Grupo que fez escravo homem em Bragança fica em liberdade

As quatro pessoas que fizeram escravo um homem com deficiência, em Bragança, ficaram em liberdade a aguardar o desfecho da investigação, avança o jornal ‘Público’. O juiz determinou que os quatro arguidos, suspeitos de explorarem o homem desde 2007 e que hoje em dia tem 54 anos, ficassem com termo de identidade e residência e proibição de contactos com a vítima.

Fogo em garagem destrói carros e deixa mulher ferida em Ovar

Uma mulher de 27 anos sofreu ferimentos graves, na madrugada desta quinta-feira, num incendio que deflagrou numa garagem na Doutor Vale Guimarães em Válega, Ovar, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Voluntários de Ovar.