Autoestrada 1 cortada ao trânsito nos dois sentidos em Coimbra devido a rebentamento de dique

Autoestrada 1 cortada ao trânsito nos dois sentidos em Coimbra devido a rebentamento de dique
Imagem: Reprodução Google Maps
| Norte
Porto Canal/Agências

O trânsito na Autoestrada 1 (A1) está cortado entre o entre o nó de Coimbra Norte e Coimbra Sul, em ambos os sentidos, devido ao rebentamento de um dique no rio Mondego, confirmou a Brisa.

Em comunicado a BCR – Brisa Concessão Rodoviária, precisou que o corte da via se localiza entre os quilómetros 198 e 189, “em ambos os sentidos, devido a um incidente”.

O corte da via ocorreu depois de, segundo disse, à agência Lusa, o presidente da Associação de Agricultores do Vale do Mondego, a margem direita do Rio Mondego, em Casais, Coimbra, ter rebentado na tarde desta quarta-feira, junto ao viaduto da autoestrada 1.

O presidente da Associação, João Grilo, que tem uma propriedade agrícola perto do local, disse à agência Lusa que estava a vistoriar as margens quando aquela parte do canal principal do Mondego rebentou, pelas 17h45.

Fonte da Proteção Civil confirmou à Lusa que ocorreu uma rutura do dique em Casais, na margem direita do Mondego, junto da ponte da A1, ao quilómetro 191.

De acordo com aquele empresário agrícola, há o perigo de haver um novo rebentamento também na margem direita, junto ao Centro Hípico de Coimbra, mais a montante.

+ notícias: Norte

Intervenção de emergência no quebra-mar danificado de Leixões deve custar 20 milhões de euros

A intervenção de emergência para reparar o quebra-mar exterior do porto de Leixões, danificado pelo mau tempo, deve custar cerca de 20 milhões de euros e iniciar-se nos próximos dias, disse fonte da administração portuária.

Quase duas dezenas de vias condicionadas no distrito do Porto

Quase duas dezenas de estradas estavam esta sexta-feira, pelas 09h30, condicionadas ao trânsito em oito concelhos do distrito do Porto, menos sete do que na quinta-feira à tarde, e a maioria devido a desmoronamentos e inundações, adiantou a GNR.

Rua de São João da Madeira abateu junto à sede administrativa dos bombeiros

Uma rua junto ao quartel-sede dos Bombeiros Voluntários de São João da Madeira abateu na quinta-feira à noite na sequência do mau tempo, revelou esta sexta-feira a autarquia, que cortou uma faixa de trânsito nessa artéria.