Governo lamenta morte de João Canijo, figura maior do cinema português contemporâneo

Governo lamenta morte de João Canijo, figura maior do cinema português contemporâneo
| País
Porto Canal/Agências

O Governo, através da ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, lamentou “com profundo pesar” a morte, na quinta-feira, do cineasta João Canijo, que descreve como “figura maior do cinema português contemporâneo”.

Em comunicado, o realizador é descrito como “figura maior do cinema português contemporâneo, com uma obra que tem tanto rigor formal como intensidade emocional”, destacando-se ser “especialmente sensível a captar dinâmicas familiares e personagens femininas”.

“A morte inesperada de João Canijo representa uma perda irreparável para a cultura portuguesa. A sua obra - intensa, realista, exigente e profundamente humanista - deixa um legado que nos merece todo o respeito e admiração”, lê-se ainda.

João Canijo, que completou 68 anos em dezembro passado, estava a finalizar o mais recente projeto de cinema, o filme “Encenação”, assim como a filmagem, há cerca de duas semanas, de uma peça de teatro com ele relacionada.

João Manuel Altavilla Canijo nasceu em 1957 no Porto, onde frequentou o curso de História na Faculdade de Letras entre 1978 e 1980, tendo descoberto a paixão pelo cinema logo de seguida.

No meio iniciou-se como assistente de realização de Manoel de Oliveira, Wim Wenders, Alain Tanner e Werner Schroeter, entre outros, como recordavam os autores de uma entrevista feita para o projeto “Novas & velhas tendências no cinema português contemporâneo” da Escola Superior de Teatro e Cinema publicada em 2011.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.