Ministro diz que Governo procura mecanismos para financiar metrobus de Guimarães
Porto Canal/Agências
O ministro das Infraestruturas e Habitação reiterou esta terça-feira o compromisso do Governo de encontrar os mecanismos para financiar o Metrobus de Guimarães, cujo estudo prévio do projeto avança na próxima semana.
“Há o compromisso de que o Governo irá encontrar os mecanismos necessários e suficientes para financiar o projeto. Não posso hoje comprometer o Governo com essa decisão. Estamos a analisar, primeiro, aquilo que hoje nos apresentaram, porque é a primeira vez que temos acesso ao projeto, para agora avaliar os mecanismos para financiar, seja Fundo Ambiental, sejam outros mecanismos que existem”, disse aos jornalistas Miguel Pinto Luz, em Guimarães, após a apresentação do estudo do metrobus Guimarães–Taipas (1.ª fase).
Em comunicado divulgado a 7 de outubro de 2025, a Câmara de Guimarães, então liderada por Domingos Bragança (PS), anunciou que o Governo assumia o financiamento do metrobus (BRT) que ligará o concelho a Braga à futura estação ferroviária de alta velocidade, num investimento estimado em 200 milhões de euros.
No comunicado, o município deu conta de que Domingos Bragança se reuniu no dia anterior, em Lisboa, com o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, “para apresentar os projetos elaborados pelo município, do metrobus, de ligação entre Guimarães, Braga e a futura estação ferroviária da alta velocidade”.
“Miguel Pinto Luz assumiu a decisão, do Governo, no financiamento de todo o processo de implementação, incluindo estudos de execução, terrenos, obra e material circulante, e mostrou-se disponível para, nos projetos de especialidades, aceitar um espaço-canal alargado, garantindo assim que a infraestrutura possa, futuramente, suportar novos modelos de mobilidade”, referiu então o município.
Em comunicado divulgado esta terça-feira, a Câmara de Guimarães indica que a 1.ª fase do Metrobus (Guimarães–Taipas–AvePark) representa um investimento estimado em 80 milhões de euros, com horizonte de concretização em 2028, enquanto a 2.ª fase (Taipas–Braga) está avaliada em cerca de 79 milhões de euros, com conclusão prevista para 2030, num total de 159 milhões de euros.
Miguel Pinto Luz disse também levar de Guimarães “a tranquilidade” de que haverá metrobus “no tempo que é necessário”.
“E qual é o tempo que é necessário? Primeiro, para servir as populações de Guimarães, mas depois também para servir a nova estação de alta velocidade que vai servir toda esta macrorregião”, sublinhou o governante.
O ministro das Infraestruturas lembrou que o Governo tem o objetivo de a alta velocidade chegar a Vigo (Espanha) em 2032.
“O Governo, como tem o compromisso da alta velocidade chegar a Vigo em 2032, Lisboa–Vigo em 2032, necessita que estas redes de serviço público de transportes, nomeadamente em BRT ou metrobus, estejam finalizadas e em operação no mesmo período. Foi aquilo que já fizemos com a inauguração da linha do Metro do Mondego – Coimbra – Miranda do Corvo – e, agora aqui, estamos também a lançar os primeiros passos para o metrobus de Guimarães”, afirmou Miguel Pinto Luz.
Já o presidente da Câmara de Guimarães, eleito nas eleições autárquicas de outubro pela coligação PSD/CDS-PP, anunciou estarem reunidas todas as condições, técnicas e financeiras, para que, na próxima semana, se avance para a elaboração do estudo prévio do projeto de metrobus de Guimarães, considerado por Ricardo Araújo como “prioritário” no seu mandato.
O projeto do metrobus de Guimarães prevê a ligação Guimarães–Braga–Estação de Alta Velocidade em canal próprio, dedicado, segregado.
Em Guimarães, estão previstas 12 estações de paragem (Guimarães Estádio, Cepsa, Caneiros, Fermentões 1, Fermentões 2, São João de Ponte, Ponte, S.Gemil, Taipas Av. República, Taipas Av. 25 de abril, São Martinho de Sande e Balazar), complementadas por quatro estações no ramal de ligação ao parque tecnológico do AvePark (Charneca, Av. Combatentes, AvePark, Barco Zona Industrial).
