Chaves acolhe exposição com espólio fotográfico que retrata o Norte dos anos 1990

Chaves acolhe exposição com espólio fotográfico que retrata o Norte dos anos 1990
Foto: CM Chaves
| Norte
Porto Canal/Agências

Cerca de 150 fotografias que retratam o Norte de Portugal nos anos 1990 vão ser expostas no Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso (MACNA), em Chaves, entre sexta-feira e 24 de maio.

Em declarações à agência Lusa, o produtor e curador da exposição, Albano Silva Pereira, explicou que esta resulta de um levantamento de obras de fotógrafos que “mapearam” o Norte do país na década de 1990, no âmbito dos projetos “Terras do Norte” (1995), “Linha de Fronteira” e “Foz Côa” (1997), da coleção dos Encontros de Fotografia, festival do qual foi diretor.

“Este espólio é o resultado de um grande levantamento, do primeiro feito em Portugal, em termos fotográficos, com grandes fotógrafos mundiais e portugueses que fizeram o mapeamento de todo o Norte, ao qual juntámos outro projeto que desenvolvemos em 1997, ‘Linha de Fronteira’, que se tratou de uma comemoração [dos 700 anos] do Tratado de Alcanizes”, explicou.

A exposição tem como título “O Norte de Ontem - Obras da Coleção dos Encontros de Fotografia” e vai estar patente no MACNA de 16 de janeiro a 24 de maio.

Albano Silva Pereira descreveu as cerca de 150 obras a expor como “documentos absolutamente únicos, que fazem parte de uma arqueologia do passado”, e que compõem “um diálogo extremamente forte e interessante entre os fotógrafos portugueses e os fotógrafos estrangeiros”, como Inês Gonçalves, Paulo Nozolino, Duarte Belo, Cristina García Rodero, Mark Klett, Larry Fink, Frédéric Bellay, Gabriele Basilico, Georges Dussaud, entre outros.

Do Planalto Mirandês à Região Demarcada do Douro, passando pela “polémica construção da barragem do Côa”, o espólio oferece “vários olhares” sobre “uma fase decisiva do país”, em que “começaram a surgir os fundos comunitários e, portanto, a transformação da paisagem”.

“É o testemunho de uma época de transição, de rutura e de crescimento do país. É de todo o interesse que as pessoas dialoguem com estes trabalhos e reflitam sobre o que era o país e o que é hoje. […] Trás-os-Montes faz parte do Norte, é o Norte mais a Norte, e é com uma grande alegria que uma exposição destas é feita. É como que devolver à região aquilo que foi fotografado há 30 anos”, concluiu.

“O Norte de Ontem - Obras da Coleção dos Encontros de Fotografia”, com curadoria de Albano Silva Pereira e Mariana Marin Gaspar, é uma produção do Centro de Artes Visuais (CAV), em colaboração com o MACNA, no âmbito do programa de apoio da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea, promovido pela Direção-Geral das Artes, com o apoio do município de Chaves.

Segundo o CAV, o festival Encontros de Fotografia afirmou-se como o principal divulgador desta arte, em Portugal, ao longo das décadas de 80 e 90 do século XX, tendo sido considerado “a maior e mais prestigiada instituição de artes visuais” do país no “domínio da imagem fotográfica”.

+ notícias: Norte

Ex-autarcas de Montalegre começam a ser julgados em 17 de abril

Os cerca de 70 arguidos da Operação Alquimia, entre os quais os antigos presidente e vice-presidente da Câmara de Montalegre, vão começar a ser julgados em 17 de abril, disse esta segunda-feira à Lusa fonte judicial.

Bar Académico de Braga reabre em fevereiro após fecho prolongado por homicídio

O Bar Académico (BA) de Braga, que está fechado desde abril de 2025 depois de incidentes que culminaram com a morte de um jovem à facada, vai reabrir em fevereiro.

Viana do Castelo e Braga sob aviso amarelo até terça-feira devido à chuva e ventos fortes

Os distritos de Viana do Castelo e Braga estão até terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva “persistente e por vezes forte” e ventos fortes, alertou o IPMA.