Aqueduto de Bustelo em Penafiel passa de propriedade privada para a gestão da câmara

Aqueduto de Bustelo em Penafiel passa de propriedade privada para a gestão da câmara
| Norte
Porto Canal/Agências

O Aqueduto de Bustelo, em Penafiel, que era de propriedade privada, passou agora a ser gerido pela câmara local, sendo integrado no património público, foi esta quinta-feira anunciado.

“A Câmara Municipal de Penafiel chegou a acordo com os proprietários para garantir a gestão plena, proteção e valorização de um dos mais importantes monumentos do concelho”, referiu a autarquia, em comunicado.

Estando agora sob a sua responsabilidade, a câmara, liderada por Pedro Cepeda, consegue assegurar a proteção e preservação de um monumento “com muito significado” para a população, assinalou.

“A doação [dos privados à câmara] garante capacidade de intervenção, conservação e valorização deste monumento”, frisou.

Este aqueduto, com origens documentadas desde o século XI, é um dos elementos patrimoniais do Mosteiro de São Miguel de Bustelo, classificado como Imóvel de Interesse Público, cujo conjunto monacal se destaca pela sua importância histórica, arquitetónica e cultural, especificou a autarquia.

No comunicado, a câmara local revelou estar a trabalhar em estreita articulação com as entidades nacionais responsáveis pela área do património para preparar a intervenção a realizar no monumento.

“Encontra-se em desenvolvimento um projeto de conservação e recuperação de património, garantindo uma abordagem técnica rigorosa, adequada às exigências de proteção deste bem histórico”, sublinhou.

No início de novembro, o PCP denunciou uma derrocada no Aqueduto de Bustelo e questionou o Governo de Luís Montenegro sobre as medidas de reparação, conservação e valorização prevista.

Na ocasião, questionada pela Lusa, a Câmara de Penafiel referiu que ia avançar com uma “intervenção de emergência” naquele monumento.

+ notícias: Norte

Tribunal rejeita providência cautelar que queria travar novas eleições na UTAD

O Tribunal Administrativo de Mirandela rejeitou a providência cautelar interposta contra a decisão do ministro da Educação de nomear uma comissão eleitoral para convocar eleições para o Conselho Geral da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Autarca de Bragança quer que Governo financie Vasp para garantir jornais no distrito

A presidente da câmara de Bragança defendeu, esta quinta-feira, que o Governo deve tomar medidas, impedindo uma redução da distribuição de jornais no distrito de Bragança, anunciada pela Vasp, com vista a assegurar a “informação” e “democracia”.

Bebé de 4 meses chegou ao hospital de Gaia bem de saúde e entregue pela GNR

A bebé de quatro meses desaparecida na quarta-feira no Hospital de Gaia e que esta quinta-feira foi entregue ao final da tarde na GNR dos Carvalhos regressou ao hospital e está bem, revelou à Lusa fonte hospitalar.