Ponte de Lima abre concurso para construir habitação colaborativa e comunitária

Ponte de Lima abre concurso para construir habitação colaborativa e comunitária
Foto: CM Ponte de Lima
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara de Ponte de Lima abriu esta terça-feira concurso público pelo preço base de 820 mil euros, mais IVA, para a construção de oito apartamentos assentes no modelo de habitação colaborativa e comunitária.

Segundo o anúncio esta terça-feira publicado em Diário da República, o prazo de execução do projeto é de 180 dias.

O prazo para apresentação de propostas termina no dia 11, às 17h00, sendo que os concorrentes são obrigados a manter as propostas durante 66 dias a contar do fim daquela data.

Contactada pela agência Lusa, fonte da autarquia do distrito de Viana do Castelo explicou que o projeto "visa criar no concelho de Ponte de Lima um novo tipo de resposta residencial social assente num modelo de habitação colaborativa e comunitária que contempla novas tipologias, como a coabitação ou a existência num mesmo espaço de públicos com necessidades de respostas diferentes”.

O município “adquiriu, recentemente, um edifício localizado no centro da vila, que vai ser reconvertido em oito apartamentos, sete de tipologia T1 e um T2, com espaços de utilização conjunta”.

“Pretende-se promover a coabitação ou a existência num mesmo espaço de públicos com necessidades de respostas diferentes, através de um protocolo a celebrar entre o município e a Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, sendo esta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que irá posteriormente assumir o papel de entidade gestora”, referiu a mesma fonte.

O projeto é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência(PRR).

+ notícias: Norte

Quatro viaturas destruídas em incêndio perto de estação de metro em Matosinhos

Quatro viaturas ficaram queimadas e outras cinco sofreram danos parciais num incêndio no parque de estacionamento da Estação de Metro de Pias, em Custoias, revelou à Lusa fonte dos Bombeiros de Matosinhos-Leça.

PSD de Matosinhos censura desvios de 5 milhões de euros em obras e câmara fala em investimento sem precedentes

Os vereadores do PSD na Câmara de Matosinhos censuraram esta quarta-feira desvios de mais de cinco milhões de euros em obras públicas, enquanto a autarquia lembrou o investimento “sem precedentes” de 100 milhões de euros na habitação.

Ministros da Saúde e Educação destacam curso de Medicina da UTAD que abre em 26/27

Os ministros da Saúde e da Educação realçaram, esta quarta-feira, em Vila Real, a “enorme importância” do mestrado integrado em Medicina que a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro vai abrir no ano letivo de 2026/27.