Ponte de Lima abre concurso para construir habitação colaborativa e comunitária

Ponte de Lima abre concurso para construir habitação colaborativa e comunitária
Foto: CM Ponte de Lima
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara de Ponte de Lima abriu esta terça-feira concurso público pelo preço base de 820 mil euros, mais IVA, para a construção de oito apartamentos assentes no modelo de habitação colaborativa e comunitária.

Segundo o anúncio esta terça-feira publicado em Diário da República, o prazo de execução do projeto é de 180 dias.

O prazo para apresentação de propostas termina no dia 11, às 17h00, sendo que os concorrentes são obrigados a manter as propostas durante 66 dias a contar do fim daquela data.

Contactada pela agência Lusa, fonte da autarquia do distrito de Viana do Castelo explicou que o projeto "visa criar no concelho de Ponte de Lima um novo tipo de resposta residencial social assente num modelo de habitação colaborativa e comunitária que contempla novas tipologias, como a coabitação ou a existência num mesmo espaço de públicos com necessidades de respostas diferentes”.

O município “adquiriu, recentemente, um edifício localizado no centro da vila, que vai ser reconvertido em oito apartamentos, sete de tipologia T1 e um T2, com espaços de utilização conjunta”.

“Pretende-se promover a coabitação ou a existência num mesmo espaço de públicos com necessidades de respostas diferentes, através de um protocolo a celebrar entre o município e a Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, sendo esta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que irá posteriormente assumir o papel de entidade gestora”, referiu a mesma fonte.

O projeto é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência(PRR).

+ notícias: Norte

Menezes defende mais valências no Hospital de Gaia por causa do trânsito no Porto

O presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Luís Filipe Menezes, defendeu esta sexta-feira para o hospital local o aumento das valências, argumentando que os problemas de mobilidade na vizinha cidade do Porto o aconselham.

Caso Vórtex. Ministério Público pede penas de 5 a 9 anos de prisão para dois ex-autarcas de Espinho

O Ministério Público (MP) pediu penas entre os cinco e nove anos de prisão para os ex-presidentes da Câmara de Espinho Miguel Reis e Pinto Moreira por suspeitas de corrupção no processo Vórtex.

IPSS de Vila Verde aumenta salário mínimo em 2026 para 90 euros acima do nacional

O Centro Social Vale do Homem (CSVH), sediado no concelho de Vila Verde, distrito de Braga, vai ter em 2026 um ordenado mínimo interno de 960 euros, 90 euros acima do salário mínimo nacional, indicou a Instituição.