Biblioteca particular de Vítor Aguiar e Silva doada à Universidade do Minho

Biblioteca particular de Vítor Aguiar e Silva doada à Universidade do Minho
Foto: DR
| Norte
Porto Canal/Agências

A biblioteca particular do Prémio Camões 2020, Vítor Aguiar e Silva, com mais de 12 mil volumes, vai ser doada na sexta-feira à Universidade do Minho (UMinho), foi esta quinta-feira anunciado.

Em comunicado, a UMinho refere que aquele fundo representa um conjunto de “elevadíssimo” valor científico, histórico e cultural, de particular interesse para estudiosos e investigadores na área das Ciências Humanas em geral, e da Literatura e Teoria Literária em particular.

O fundo irá constituir-se como um núcleo individualizado na Biblioteca Geral da UMinho.

Esta universidade dispõe, na Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH), de uma biblioteca especializada que abrange as mais diversas áreas das Humanidades e que, desde 2018, foi batizada de “Biblioteca Vítor Aguiar e Silva”.

Trata-se uma homenagem ao antigo presidente daquela escola e fundador do Centro de Estudos de Portugueses e do Centro de Estudos Humanísticos da UMinho.

“Professor emérito e catedrático aposentado da ELACH, Vítor Aguiar e Silva, falecido em 2022, foi um nome maior da universidade portuguesa e deixou a sua ação inscrita de forma indelével na história da UMinho, onde desempenhou as funções de vice-reitor de junho de 1990 a julho de 2002, quando se aposentou”, refere o comunicado.

Acrescenta que a sua obra científica “marcou decisivamente” os campos dos estudos literários e da teoria da literatura, do ensino da língua portuguesa e das políticas de língua.

“Era um dos mais reconhecidos especialistas na obra de Luís de Camões, a nível mundial”, diz ainda o comunicado.

Vítor Aguiar e Silva foi laureado com o Prémio Vergílio Ferreira (2002) Prémio Vida Literária (2007), Prémio Vasco Graça Moura (2018 e 2020) e com o Prémio Camões (2020).

Foi agraciado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública, em 2004, e condecorado, a título póstumo, com a Grã-Cruz da Ordem de Camões, em 2024.

+ notícias: Norte

Mau tempo obriga a fechar escolas em municipios de Vila Real, Bragança e Aveiro

A previsão de queda de neve levou a que escolas dos distritos de Vila Real e Bragança estejam fechadas, bem como obrigou à suspensão de transportes escolares de zonas serranas de Arouca, no distrito de Aveiro.

PCP quer Governo a corrigir anúncio da Metro do Porto de metrobus até à Trofa

O PCP acusou a empresa Metro do Porto de anunciar uma obra diferente da prevista no Orçamento de Estado para a Trofa e quer o Governo a corrigir com urgência a situação.

Fazem proposta sexual a idoso e furtam Rolex de oito mil euros. Suspeitos foram detidos em Matosinhos

Uma adolescente de 15 anos, uma mulher de 47 e um homem de 25 anos foram constituídos arguidos por suspeita de furtarem a um idoso um relógio de oito mil euros num estacionamento dum centro comercial em Ovar, anunciou a GNR.