Mau tempo provoca inundações e quedas de água em Santa Maria da Feira

Mau tempo provoca inundações e quedas de água em Santa Maria da Feira
Foto: DR
| Norte
Porto Canal/Agências

O temporal e as chuvas intensas desta madrugada provocaram inundações, quedas de árvores e cortes de estradas em Santa Maria da Feira (Aveiro), situação que está em avaliação, disse o vereador da Proteção Civil.

Sem avançar com números específicos de ocorrências, Vítor Marques disse à Lusa que em Santa Maria da Feira “o mau tempo fez estranhos pelo concelho todo” e que há registar “danos patrimoniais a avaliar futuramente”.

“Não há vítimas nem feridos, mas a situação esteve complicada durante a noite com a água a subir ao nível das casas, quedas de árvores e inundações. O pior período foi ente as 02h00 e as 04h00 da madrugada devido a muita chuva e granizo”, afirmou o autarca.

O vereador acrescentou que tem equipas no terreno, nomeadamente da brigada das obras municipais e da gestão dos espaços verdes “a avaliar as necessidades imediatas das populações, a levantar as ocorrências e a cortar estradas que têm de ser cortadas”.

“Um talude cedeu numa estrada em Sampaio de Oleiros e a estrada está cortada. Nas zonas ribeirinhas a água subiu, mas já está controlado. No centro de Santa Maria da Feira, na baixa do Rossio junto à restauração, também esteve difícil. Nenhuma medida preventiva conseguiria conter esta situação. Registamos queda de bocados de fachada, mas a maior parte em casas devolutas, queda de fachadas”, disse o autarca.

Já nas redes sociais, o Município de Santa Maria da Feira faz várias recomendações aos residentes, numa mensagem na qual reforça que “todas as equipas estão mobilizadas para garantir a segurança de todos”.

“Durante esta noite, o concelho foi atingido por um fenómeno extremo de chuva e queda de granizo de alta intensidade, originando várias ocorrências em diferentes zonas do território. Desde a primeira hora, o Serviço Municipal de Proteção Civil e todos os agentes de proteção civil estão no terreno a acompanhar as situações e a prestar todo o apoio necessário. As Juntas de Freguesia encontram-se igualmente em prontidão para auxiliar a população”, lê-se na publicação.

+ notícias: Norte

Presidentes do Porto e Matosinhos criticam modelo da Área Metropolitana

Os presidentes da Câmara de Porto e Matosinhos criticaram o modelo e o funcionamento da Área Metropolitana do Porto, a que Pedro Duarte, portuense também líder desta estrutura, chamou “ficção enquanto organismo”.

Ciclista resgatado de helicóptero em estado grave após acidente na Serra d’Arga

Um ciclista de 45 anos foi resgatado este domingo de helicóptero de um local de difícil acesso para onde caiu, sendo transportado para o Hospital de Viana do Castelo em estado grave.

IP aplica 8,5 milhões de euros na estabilização de dois taludes na Linha do Douro

A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou o concurso público pelo preço base de 8,5 milhões de euros para a obra de estabilização de dois taludes de escavação na Linha Ferroviária do Douro, no distrito de Vila Real.