Estudantes do Porto recolhem beatas para assinalar Dia Mundial do Não Fumador

Estudantes do Porto recolhem beatas para assinalar Dia Mundial do Não Fumador
| Porto
Inês Saldanha

A Federação Académica do Porto (FAP) e a Polícia Municipal do Porto vão reunir cerca de 500 voluntários na próxima segunda-feira, 17 de novembro, às 14h30, para uma ação de recolha de beatas nas Avenidas dos Aliados e ruas circundantes, anunciou a instituição esta sexta-feira.

A iniciativa assinala o Dia Mundial do Não Fumador e pretende sensibilizar e consciencializar para os impactos nocivos do consumo de tabaco, tanto na saúde como no ambiente.

Organizada através do Serviço de Policiamento Comunitário da Polícia Municipal, a ação contará com a participação de cerca de 500 estudantes voluntários provenientes da Universidade do Porto, do Instituto Politécnico do Porto e da Universidade Católica Portuguesa.

No comunicado enviado às redações pode ler-se que "a ‘recolha de beatas’ pelos estudantes visa sensibilizar a sociedade para comportamentos responsáveis e para o cumprimento da legislação – que prevê coimas entre 150 e 500 euros para quem abandonar pontas de cigarro na via pública".

Em 2024, a FAP e a Polícia Municipal do Porto promoveram uma ação idêntica, com o objetivo de fomentar "o envolvimento dos estudantes em causas sociais e ambientais e contribuindo para um Porto mais limpo, saudável e consciente".

O Dia Mundial do Não Fumador, celebrado em Portugal desde 1984, constitui um momento simbólico para reforçar a importância de alterar comportamentos e adotar práticas mais sustentáveis, em prol do bem-estar coletivo e da qualidade do ambiente urbano.

+ notícias: Porto

Nuno Sousa substitui Marco Martins na Transportes Metropolitanos do Porto

O Conselho Metropolitano do Porto aprovou esta sexta-feira, por maioria, a nomeação de Nuno Sousa para presidente do conselho de administração da Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), substituindo Marco Martins, que foi destituído.

Metro do Porto remete prazos, datas e explicações sobre Linha Rosa para dia 20

O novo presidente da Metro do Porto, Emídio Gomes, recusou comprometer-se com prazos sobre a conclusão da obra da Linha Rosa e remeteu explicações sobre eventuais derrapagens para a reunião pública de executivo municipal de dia 20.

Tribunal condena 23 arguidos por tráfico de droga no Porto, sete com pena efetiva

O tribunal do Porto condenou esta sexta-feira 23 arguidos, sete dos quais com penas de prisão efetiva, por tráfico de droga no Bairro da Pasteleira, informou a Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGRP).