Estudantes do Porto recolhem beatas para assinalar Dia Mundial do Não Fumador
Inês Saldanha
A Federação Académica do Porto (FAP) e a Polícia Municipal do Porto vão reunir cerca de 500 voluntários na próxima segunda-feira, 17 de novembro, às 14h30, para uma ação de recolha de beatas nas Avenidas dos Aliados e ruas circundantes, anunciou a instituição esta sexta-feira.
A iniciativa assinala o Dia Mundial do Não Fumador e pretende sensibilizar e consciencializar para os impactos nocivos do consumo de tabaco, tanto na saúde como no ambiente.
Organizada através do Serviço de Policiamento Comunitário da Polícia Municipal, a ação contará com a participação de cerca de 500 estudantes voluntários provenientes da Universidade do Porto, do Instituto Politécnico do Porto e da Universidade Católica Portuguesa.
No comunicado enviado às redações pode ler-se que "a ‘recolha de beatas’ pelos estudantes visa sensibilizar a sociedade para comportamentos responsáveis e para o cumprimento da legislação – que prevê coimas entre 150 e 500 euros para quem abandonar pontas de cigarro na via pública".
Em 2024, a FAP e a Polícia Municipal do Porto promoveram uma ação idêntica, com o objetivo de fomentar "o envolvimento dos estudantes em causas sociais e ambientais e contribuindo para um Porto mais limpo, saudável e consciente".
O Dia Mundial do Não Fumador, celebrado em Portugal desde 1984, constitui um momento simbólico para reforçar a importância de alterar comportamentos e adotar práticas mais sustentáveis, em prol do bem-estar coletivo e da qualidade do ambiente urbano.
