Marta Massada (PSD/CDS-PP/IL) eleita presidente da Assembleia Municipal do Porto

Marta Massada (PSD/CDS-PP/IL) eleita presidente da Assembleia Municipal do Porto
Foto: Pedro Duarte
| Porto
Porto Canal/Agências

Marta Massada (PSD/CDS-PP/IL) foi esta quarta-feira eleita presidente da Assembleia Municipal (AM) do Porto, com 26 votos a favor, um voto em branco e 18 votos em Pedro Braga de Carvalho, da lista apresentada pelo PS.

Marta Massada, a primeira da lista de Pedro Duarte à AM do Porto, é a primeira mulher a ser eleita presidente deste órgão autárquico.

Gonçalo Mayan Gonçalves, da coligação do PSD/CDS-PP/IL, foi eleito primeiro secretário também com 26 votos a favor, um voto em branco e 18 votos em Maria da Graça Vaz, da lista apresentada pelo PS.

Já o segundo secretário da AM será Teresa Maria Vilas Boas Figueiredo (PSD/CDS-PP/IL), tendo sido eleita com 28 votos a favor, um voto em branco e 16 votos em Carolina Macedo dos Santos (PS).

Apenas a coligação PSD/CDS-PP/IL e o PS apresentaram candidatos a estes três cargos.

Susana Constante Pereira, eleita única pelo Bloco de Esquerda, não esteve presente na votação por motivos profissionais.

Marta Massada é médica ortopedista e porta-voz do grupo de independentes do Porto que apoiou a candidatura de Pedro Duarte.

É com “sentido de responsabilidade” que Marta Massada diz que assumirá este novo cargo.

A eleita presidente da Assembleia Municipal do Porto garantiu ter dois compromissos: “servir” a sua cidade e “honrar o papel” de primeira mulher a presidir a este órgão.

A AM do Porto tem 49 eleitos, se forem contabilizados os presidentes das sete juntas de freguesia (a candidatura de Pedro Duarte apenas não conquistou as juntas de Campanhã e do Centro Histórico do Porto, lideradas pelo PS).

+ notícias: Porto

Primeira de 11 campanhas de fiscalização das estradas em 2026 arranca esta terça-feira

A primeira de 11 campanhas de fiscalização das estradas previstas para este ano por PSP, GNR e Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) arranca na terça-feira, no distrito do Porto.

Fingertips recordam carreira e apresentam novo álbum em concerto em novembro no Porto

Os Fingertips, banda liderada pelo cantor Zé Manel, têm concerto marcado no Porto em novembro, no qual irão recordar “grandes êxitos” e apresentar um novo álbum, com edição prevista para outubro.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.