Direção-Geral de Saúde emite alerta de calor para Vila Real e Bragança

Direção-Geral de Saúde emite alerta de calor para Vila Real e Bragança
| Norte
Porto Canal

A Direção-Geral de Saúde (DGS) emitiu um alerta amarelo de calor para hoje para os distritos de Vila Real e Bragança devido às elevadas temperaturas, que podem ter efeitos nocivos na saúde.

A DGS alerta, na sua página na Internet, que a exposição ao calor intenso, particularmente durante vários dias consecutivos, "pode produzir efeitos negativos na saúde humana".

Por causa do calor, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje os distritos de Vila Real, Bragança e Guarda sob aviso amarelo, segundo menos grave de uma escala de quatro, entre as 05:00 e as 20:59 de hoje.

O IPMA colocou também as zonas montanhosas da Madeira e o distrito do Funchal vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, entre as 05:00 de hoje e as 23:59 de sexta-feira devido ao tempo quente.

Para hoje no continente, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado por nuvens baixas no litoral oeste em especial até ao final da manhã e para o final do dia, com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco.

Está também previsto aumento temporário de nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior Norte com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada, vento em geral fraco do quadrante oeste.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal e pequena descida das temperaturas mínima e máxima, mais significativa na região sul.

Na Madeira prevê-se céu limpo e vento fraco e nos Açores esperam-se períodos de céu muito nublado e vento fraco.

Quanto às temperaturas, em Lisboa e em Faro prevê-se uma máxima de 29 graus Celsius, no Porto 23 graus, em Castelo do Branco e Bragança 34, em Portalegre 32, em Évora e Beja 33, em Vila Real 36, na Guarda 31, no Funchal 28, em Ponta Delgada 23, em Angra do Heroísmo 24 e em Santa Cruz das Flores 25.

+ notícias: Norte

“Não tenho memória de um Governo ter começado tão mal em funções”, acusa Pedro Nuno Santos

O líder do PS, Pedro Nuno Santos, acusou este sábado o Governo de ser “o maior foco de instabilidade” e de ter demonstrado impreparação nos primeiros 30 dias, considerando ser o pior arranque de governação de que tem memória.

Derrocada em obra de edifício histórico corta rua do centro de Braga

Uma derrocada interna num edifício histórico, ao início da manhã deste sábado, na Rua do Anjo em Braga, obrigou ao corte desta via rodoviária, por questões de segurança, durante o fim de semana, confirmou ao Porto Canal Vítor Azevedo, Coordenador da Proteção Civil de Braga.

Troca o Porto por Caminha para coworking com vista para o mar de Moledo

Trabalham 'online' em Moledo, uma aldeia minhota junto à praia onde continuam "abertos ao mundo", no 'coworking' idealizado por Lara Fernandes para partilhar "dificuldades e soluções", até para momentos de bloqueio - às vezes basta "ir ver o mar".