Viana do Castelo quer contratar mais 20 motoristas para assegurar transportes públicos
Porto Canal/Agências
A Câmara de Viana do Castelo abriu esta terça-feira o quarto procedimento concursal para contratar mais agentes únicos de transportes coletivos para o sistema de transportes urbanos, iniciado em 23 de setembro, refere um aviso publicado em Diário da República.
Contactada pela agência Lusa, fonte autárquica explicou que o quadro de pessoal desta categoria profissional prevê a contratação de 50 agentes únicos de transportes, sendo que atualmente já emprega 30.
Com o aviso, adiantou a mesma fonte, o município abre uma bolsa de recrutamento para mais 20 trabalhadores.
De acordo com o aviso publicado esta terça-feira em Diário da República (DR), “podem candidatar-se indivíduos detentores de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado, incluindo pessoal em sistema de valorização profissional, que cumulativamente até ao termo do prazo fixado para apresentação das candidaturas satisfaçam os requisitos gerais e especiais.”
No caso de impossibilidade de ocupação dos postos de trabalho por aplicação da legislação em vigor, “podem ser recrutados trabalhadores com relação jurídica de emprego público por tempo determinado ou sem relação jurídica de emprego público previamente estabelecida”, refere o documento.
O “período de receção de candidaturas é de 10 dias úteis contados a partir do dia seguinte ao da publicação na Bolsa de Emprego Público”.
Em setembro, aquando da apresentação à imprensa dos novos autocarros elétricos do serviço de transportes, o presidente da Câmara disse que, dos 17 veículos comprados com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), 11 estão a operar.
“A câmara contratou 27 Agentes Únicos de Transportes (AUT), mas ainda está a decorrer um terceiro procedimento para a contratação de mais sete” para garantir dois turnos e o funcionamento durante os sete dias da semana, explicou.
Referiu ainda que, “atualmente, estão a funcionar 11 linhas do TuViana, número que aumentará para as 14 quando estiver concluído o processo de desagregação de freguesias, sendo que está ainda prevista uma 15 linha para a zona industrial de São Romão do Neiva”.
Durante a campanha para as últimas autárquicas, o autarca socialista, reeleito para um segundo mandato nas eleições de 12 de outubro, prometeu alargar o serviço de transportes a mais de 70 mil pessoas.
“O compromisso que assumi (…) prevê a criação de um segundo anel [de transportes públicos]. Vai depender da contratação de mais Agentes Únicos de Transporte (AUT). Temos um terceiro procedimento a decorrer, vamos abrir outro. Neste momento, já servimos 50 mil vianenses e, com o segundo anel, vamos ultrapassar os 70 mil”, salientou.
