CDU quer transportes públicos a servir todo o concelho de Viana do Castelo

CDU quer transportes públicos a servir todo o concelho de Viana do Castelo
Foto: CM Viana do Castelo
| Norte
Porto Canal/Agências

O cabeça de lista da CDU à Câmara de Viana do Castelo, José Flores, defendeu esta quarta-feira que o novo serviço de transportes públicos tem de cobrir todo o concelho e áreas empresariais.

Em declarações à Lusa, o técnico industrial, de 60 anos, que “anda em campanha em todas as freguesias do concelho para apresentar à população o programa eleitoral” da coligação PCP/PEV, admitiu ter-se “iniciado uma nova era nos transportes públicos em Viana do Castelo”, mas lembrou que “já em 2013 a CDU tinha apresentado uma proposta nesse sentido”.

“Já vem muito tarde, mas pronto, como se costuma dizer mais vale tarde do nunca. O TuViana, como lhe chamamos, terá de ser um meio de transporte para todo o concelho. Volto a referir e a frisar bem, a todo o concelho, até para de certo modo aliviar um bocado o trânsito na cidade”, referiu o candidato.

Natural de Reguengos de Monsaraz, distrito de Évora, José Flores fixou-se em Viana do Castelo há 22 anos e integrou executivos da junta de freguesia de Santa Maria Maior, eleito pela CDU, concorrendo agora pela primeira vez à Câmara Municipal.

Por ser técnico industrial, José Flores defendeu a necessidade de “fazer chegar os transportes públicos a todos parques empresariais do concelho”.

“Como sindicalista e como homem do trabalho, sei perfeitamente as dificuldades que os trabalhadores têm, às vezes, para se transportarem para o trabalho. Já ganham pouco e ainda por cima têm de pagar o transporte, que não é barato como nós sabemos. Os combustíveis estão pela hora da morte”, reforçou.

José Flores adiantou que fazer chegar os transportes públicos às fábricas não é “assim tão difícil, porque hoje em dia, nas áreas industriais, os horários são quase todos iguais”.

Apontou também o estacionamento como outra das preocupações da sua candidatura, afirmando que "o estacionamento na cidade está caótico e aquilo que há no centro da cidade [parques de estacionamento subterrâneo] é caríssimo”.

José Flores referiu que “há candidatos a dizerem que a partir de agora [o estacionamento] vai ser gratuito para toda a gente. Naturalmente que isso é estar a enganar as pessoas”.

“Os parques têm concessionários e os contratos não estão a terminar agora. Vão demorar alguns anos a terminar. Não tenho bem a certeza, mas julgo que andará na casa de 2029, portanto, é daqui para o final deste mandato que vem. Estarem a promover agora que vão disponibilizar os parques gratuitos é estar a enganar as pessoas, e a CDU não faz isso”, frisou.

Defendeu ainda que a autarquia negoceie com os concessionários uma redução do tarifário: “Não podemos ter um parque da Agonia [propriedade da Câmara], que é um exemplo, de baixo custo, mas nunca na vida isso vai acontecer nos parques da cidade enquanto houver um concessionário. Pelo menos baixar um bocado, nem que seja depois a câmara suportar algum custo dessa fatura”, afirmou.

Flores apontou a necessidade de “retirar os carros do centro” de Viana do Castelo, construindo “mais parques periféricos nas entradas da cidade, onde as pessoas possam deixar o carro, gratuitamente”.

“Depois, com o novo serviço de transportes, os autocarros passariam, constantemente, de 10 em 10, de 15 em 15 ou de 20 em 20 minutos, para trazerem as pessoas para a cidade, a um preço simbólico. Garantidamente aliviaria bastante a entrada da cidade, assim como baixava bastante os problemas de estacionamento na cidade”, sustentou.

O sistema de transportes de Viana do Castelo, que começou a funcionar no dia 23 de setembro, é gratuito por dois meses, até estar implementado o sistema de bilhética. O tarifário já está definido, sendo que o preço do passe que vai permitir que os munícipes possam andar em todas as linhas terá um custo de 25 euros.

Atualmente, o executivo de Viana do Castelo é composto por cinco eleitos pelo PS, um eleito pela CDU, um vereador independente (social-democrata que deixou o partido para integrar o Chega) e dois vereadores da coligação PSD/CDS-PP.

Concorrem à Câmara de Viana do Castelo o atual presidente da autarquia, Luís Nobre (PS), Paulo de Morais (coligação PSD/CDS-PP), Duarte de Brito Antunes (IL), José Flores (coligação PCP/PEV), Carlos Torre (BE), Eduardo Teixeira (Chega) e Luís Arezes (ADN).

+ notícias: Norte

Agrupamento de Escolas de Souselo em Cinfães investiga amputação de dedos de aluno

O Agrupamento de Escolas de Souselo, em Cinfães, abriu um inquérito interno para apurar em que situação um aluno da escola de Fonte Coberta perdeu as pontas de dois dedos, revelou esta sexta-feira à agência Lusa o seu diretor.

Bar Académico de Braga vai reabrir mas apenas para comunidade universitária

O Bar Académico (BA) de Braga, que está fechado desde abril depois de incidentes que culminaram com a morte de um jovem à facada, vai reabrir, mas será exclusivamente para a comunidade universitária.

Autarcas dispostos a obrigar a EDP a pagar impostos da venda das barragens

Os autarcas dos 10 concelhos transmontanos afetados pela venda de seis barragens garantiram esta sexta-feira, após um reunião com diretora-geral da Autoridade Tributária (AT), que vão obrigar a EDP a pagar todos os impostos devidos relacionados com esta transação.