STCP encomenda 50 autocarros articulados a gás ou biometano da turca BMC por 20,8 milhões
Porto Canal/Agências
Os 50 novos autocarros articulados encomendados pela Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vão ser produzidos pela empresa turca BMC por 20,8 milhões de euros, havendo ainda a opção de serem adquiridos mais 10 veículos.
De acordo com um comunicado enviado às redações, a STCP refere que "o valor global do contrato adjudicado é de 20.795.000 euros [...] e diz respeito a 50 viaturas movidas a gás natural ou biometano", mas "caso a STCP decida avançar com a opção para aquisição de mais 10, o valor final de contrato passa a 24.954.000 euros".
O contrato foi adjudicado à UBSI Europa, importadora da BMC, "um dos principais fabricantes turcos de autocarros, que irá produzir estes novos veículos da STCP", refere a transportadora.
"A entrega das novas viaturas (tipologia articulados de 18 metros) irá ocorrer, faseadamente, entre final de 2026 e o primeiro trimestre de 2027", aponta ainda.
Os novos autocarros "vêm substituir os atuais 49 articulados (20 a diesel e 29 a Gás Natural Comprimido), prosseguindo a renovação da frota e garantindo uma prestação de serviço público mais eficiente do ponto de vista ambiental e económico", de acordo com a empresa liderada por Cristina Pimentel.
O concurso público tinha sido lançado em 30 de julho.
