STCP encomenda 50 autocarros articulados a gás ou biometano da turca BMC por 20,8 milhões

STCP encomenda 50 autocarros articulados a gás ou biometano da turca BMC por 20,8 milhões
Foto: STCP
| Porto
Porto Canal/Agências

Os 50 novos autocarros articulados encomendados pela Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vão ser produzidos pela empresa turca BMC por 20,8 milhões de euros, havendo ainda a opção de serem adquiridos mais 10 veículos.

De acordo com um comunicado enviado às redações, a STCP refere que "o valor global do contrato adjudicado é de 20.795.000 euros [...] e diz respeito a 50 viaturas movidas a gás natural ou biometano", mas "caso a STCP decida avançar com a opção para aquisição de mais 10, o valor final de contrato passa a 24.954.000 euros".

O contrato foi adjudicado à UBSI Europa, importadora da BMC, "um dos principais fabricantes turcos de autocarros, que irá produzir estes novos veículos da STCP", refere a transportadora.

"A entrega das novas viaturas (tipologia articulados de 18 metros) irá ocorrer, faseadamente, entre final de 2026 e o primeiro trimestre de 2027", aponta ainda.

Os novos autocarros "vêm substituir os atuais 49 articulados (20 a diesel e 29 a Gás Natural Comprimido), prosseguindo a renovação da frota e garantindo uma prestação de serviço público mais eficiente do ponto de vista ambiental e económico", de acordo com a empresa liderada por Cristina Pimentel.

O concurso público tinha sido lançado em 30 de julho.

+ notícias: Porto

Incêndio na casa de Sá Carneiro no Porto obriga a retirar seis pessoas

Dois idosos foram transportados ao hospital depois de, juntamente com mais quatro pessoas, terem sido retiradas de um prédio, na rua da Picaria, no Porto, onde deflagrou um incêndio disse à Lusa fonte municipal.

Multa de 6.000 euros para médicos condenados por morte de recém-nascido no Porto

Dois médicos foram condenados a pagar uma multa de seis mil euros, cada um, pela morte de um recém-nascido cerca de cinco horas após o parto no Centro Materno Infantil do Norte, segundo uma sentença consultada esta segunda-feir pela Lusa.

Suspeito de tráfico de droga no Porto fica em prisão preventiva

Um homem ficou em prisão preventiva após ser detido sexta-feira, no Porto, por alegado tráfico de droga, anunciou esta segunda-feira PSP, que apreendeu cocaína e heroína suficientes para mais 10 mil doses individuais e 200 mil euros em dinheiro.