Livre quer "imediata aplicação de uma moratória a novos hotéis" no Porto

Livre quer "imediata aplicação de uma moratória a novos hotéis" no Porto
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Porto
Inês Saldanha

O cabeça de lista do Livre à Câmara do Porto, Hélder Sousa, manifestou esta quarta-feira “profunda preocupação” com a emissão de alvarás para novos hotéis no centro do Porto, defendendo a “imediata aplicação de uma moratória” a novos projetos.

O Livre defende “a imediata aplicação de uma moratória a novos hotéis enquanto se estabelece uma estratégia de turismo sustentável, que garanta habitação acessível, proteção do património e qualidade de vida para quem vive na cidade”, lê-se num comunicado enviado esta quarta-feira ao Porto Canal.

Na nota de imprensa, o partido apontou o projeto da Torre do Jornal de Notícias (JN) como exemplo, após ter sido noticiado que a Câmara do Porto emitiu, a 30 de janeiro, um alvará de construção para dar início à obra de adaptação da torre do Jornal de Notícias em hotel.

“A cidade enfrenta uma pressão turística insustentável, que contribui para o aumento das rendas, a expulsão de residentes e a saturação dos serviços e espaços públicos. Continuar a autorizar grandes hotéis no centro agrava problemas estruturais, em vez de os resolver”, explicou.

E acrescentou: “O Porto não pode crescer à custa de quem cá reside. Mais hotéis não representam progresso se perdermos a cidade que habitamos.”

 

 

+ notícias: Porto

Câmara do Porto espera consignar obra da Biblioteca Pública no segundo semestre do ano

A Câmara do Porto espera consignar a obra de requalificação da Biblioteca Pública Municipal “nos primeiros meses do segundo semestre” do ano, estando a analisar cinco propostas recebidas no segundo concurso público, esclareceu a autarquia à Lusa.

Câmara do Porto discute afetar 875 mil euros ao Fundo de Apoio ao Associativismo

O executivo da Câmara Municipal do Porto discute na terça-feira a afetação de 875 mil euros ao Fundo de Apoio ao Associativismo Portuense que será novamente atribuído pelas juntas de freguesia.

Torre dos Clérigos parcialmente evacuada devido a curto-circuito em bateria

A Torre dos Clérigos foi parcialmente evacuada ao início da tarde devido a um foco de incêndio numa bateria no piso superior daquele monumento, revelou à Lusa fonte da Câmara do Porto.