Candidato do ADN no Porto assina manifesto com homólogos de Gaia e Matosinhos

Candidato do ADN no Porto assina manifesto com homólogos de Gaia e Matosinhos
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Porto
Porto Canal/Agências

O cabeça de lista do ADN à Câmara do Porto, Frederico Duarte Carvalho, assinou esta terça-feira um manifesto especial inspirado do grupo Bilderberg para acordar políticas comuns com os candidatos do ADN de Gaia e Matosinhos e garantir a “ordem, liberdade e qualidade de vida” aos cidadãos.

“À semelhança do grupo Bilderberg para o mundo, eu desafiei os candidatos do ADN que fazem parte do Grande Porto que, para já ainda são três. Eu e mais outros dois e fizemos o G3 (…). À semelhança do grupo Bilderberg, nós vamos fazer o grupo do Guindalense”, disse o candidato do ADN (Alternativa Democrática Nacional), Frederico Duarte Carvalho, em declarações à Lusa.

Segundo reconheceu o candidato, a ideia do grupo do Guindalense partiu de uma conversa com Rui Moreira (atual presidente da Câmara do Porto) e inspirou-se no Grupo Bilderberg, que foi fundado num hotel em 1954, e que junta políticos e empresários dos EUA e da Europa para todos “discutirem o rumo do mundo”.

“Durante muito tempo, Pinto Balsemão escolhia os membros que levava ao grupo Bilderberg e levou pessoas que chegaram a primeiro-ministro antes de serem primeiros-ministros, nomeadamente José Sócrates, António Guterres, Durão Barroso, que até é agora o representante português no grupo Bilderberg”, recordou o candidato do ADN.

No manifesto, assinado pelos candidatos do ADN às Câmaras do Porto, Gaia e Matosinhos, e que a Lusa teve esta terça-feira acesso, pode ler-se que “acordaram entre si o compromisso de debaterem políticas comuns e coordenadas de modo a garantir a ordem, liberdade e qualidade de vida aos cidadãos dos seus municípios e, com tempo, alargar esse compromisso aos restantes três municípios do Grande Porto – Maia, Gondomar e Valongo”.

Os problemas em comum dos municípios passam pela “mobilidade, planeamento urbanístico, segurança, ambiente, cultura, desporto e tudo o que esteja associado à qualidade de vida”, indicou Frederico Duarte Carvalho.

O grupo Guindalense não pretende substituir-se a qualquer organização governamental ou regional constituído, ou que se venha a constituir, sublinha o candidato do ADN.

O propósito deste grupo é “debater políticas comuns que sejam transversais aos interesses de todos e lutar contra políticas globalistas ditadas por agendas internacionais e que são contrárias à identidade e geografia local”, lê-se no manifesto assinado pelos três candidatos: Frederico Duarte Carvalho (Porto), Rui Sequeira (Gaia) e Vasco Martins (Matosinhos).

“É um ‘think tank’ para o Porto. Um grupo de debate, de discussão. É constituído hoje aqui no clube Guindalense, para guindar o Porto simbolicamente e dizer que nós estamos unidos”, assinalou.

Frederico Duarte Carvalho desafiou os outros partidos a mostrarem que “também estão unidos no Grande Porto” para saber se falam entre eles dos “problemas comuns”, elencando como problemas comuns daqueles municípios “a poluição”, “mobilidade” e a questão das “regras para o setor do turismo”.

“Se for um município a dizer isso é apenas um, agora, se forem os cinco municípios a dizer isso, já é diferente. É outra experiência”, disse, acrescentando que, ao fim destes anos todos, este manifesto “é capaz de ser um primeiro grande passo para algo verdadeiramente nacional e algo verdadeiramente local, para os problemas nacionais e locais que nós temos”.

Concorrem à Câmara do Porto Manuel Pizarro (PS), Diana Ferreira (CDU - coligação PCP/PEV), Nuno Cardoso (Porto Primeiro - coligação NC/PPM), Pedro Duarte (coligação PSD/CDS-PP/IL), Sérgio Aires (BE), o atual vice-presidente Filipe Araújo (Fazer à Porto - independente), Guilherme Alexandre Jorge (Volt), Hélder Sousa (Livre), Miguel Corte-Real (Chega), Frederico Duarte Carvalho (ADN), Maria Amélia Costa (PTP) e Luís Tinoco Azevedo (PLS).

O atual executivo é composto por uma maioria de seis eleitos do movimento de Rui Moreira e uma vereadora independente, sendo os restantes dois eleitos do PS, dois do PSD, um da CDU e um do BE.

As eleições autárquicas realizam-se no domingo.

+ notícias: Porto

Câmara do Porto vota redução de 0,5% no IRS e manutenção do IMI para 2026

O executivo da Câmara do Porto vai votar, na quarta-feira, a redução do IRS arrecadado pelo município, passando da taxa de 3% para 2,5% em 2026, e manter em 0,324% do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

Pedro Duarte entrega Chaves da Cidade do Porto a Presidente de Moçambique

O presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, entregou, esta terça-feira, as Chaves da Cidade ao Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, salientando que a atual estabilidade política portuguesa é propícia ao fortalecimento da cooperação entre os dois países.

Avião declara emergência após tentar aterrar no Porto

Um avião da Easyjet com destino ao Porto declarou emergência depois de duas tentativas de aterrar no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.