Rui Rocha a favor da aquisição do estádio municipal pelo Sporting de Braga

Rui Rocha a favor da aquisição do estádio municipal pelo Sporting de Braga
| Norte
Porto Canal/Agências

O candidato da Iniciativa Liberal (IL) à presidência da Câmara de Braga mostrou-se esta segunda-feira a favor da aquisição pelo Sporting Clube de Braga (SCB) do Estádio Municipal, sublinhando que não é vocação da autarquia ter dois estádios municipais.

Em declarações à agência Lusa, após uma reunião com os responsáveis do clube, inserida na campanha para as eleições autárquicas de 12 de outubro, Rui Rocha disse que a melhor solução para o Estádio Municipal, seria a sua compra pelo SCB.

“No que diz respeito à questão do estádio, aquilo que eu manifestei é que tem de haver uma solução que equilibre os interesses do clube e os interesses do município, que, desejavelmente, passará pela aquisição pelo Sporting de Braga, uma vez que não é vocação da autarquia ter dois estádios municipais. É um dossiê complexo que carece depois de discussão no futuro. Foi esta a posição que transmiti”, adiantou o candidato da IL.

O Estádio Municipal de Braga, projetado pelo arquiteto Eduardo Souto de Moura, foi construído para acolher jogos do Euro 2004, tendo custado cerca de 200 milhões de euros.

A atual maioria PSD/CDS-PP/PPM no executivo municipal avaliou a venda do estádio em 15 milhões de euros e o Sporting de Braga paga 500 euros de renda mensal pela sua utilização.

O município tem também sob a sua alçada o Estádio 1.º de Maio, que carece de obras.

Rui Rocha adiantou ainda que, nesta reunião, não foram discutidos nem valores nem condições negociais, justificando não ser esse o propósito neste momento.

“O ponto fundamental aqui, que eu creio que todos reconhecemos, é a enorme importância do Sporting de Braga no contexto do município e da região. Depois, a reunião teve como base as questões do estádio, obviamente, as questões das acessibilidades, e também as questões do desenvolvimento urbanístico na zona do estádio, porque são temas importantes para o Sporting de Braga”, explicou o cabeça de lista da IL.

Quanto a propostas para a juventude e o desporto, Rui Rocha defendeu que “é muito importante que haja, no que diz respeito ao desporto escolar, uma recuperação de muitas escolas que têm condições de prática desportiva degradadas”, considerando ser essa “uma prioridade para os próximos anos”.

Além disso, entende que “a ligação entre o desporto escolar, os clubes, com mediação do município, é também muito importante”, sublinhando que “é um trabalho que carece ser desenvolvido, onde é possível sempre fazer melhor”.

Rui Rocha propõe também que, quer os espaços verdes já existentes, quer os espaços verdes que venham a ser construídos, devem ter valências de prática desportiva aberta a todos.

“Temos alguns exemplos de parques, estou a lembrar-me, por exemplo, do parque da ponte, que é muito pouco utilizado, e estou convencido de que é muito pouco utilizado porque não há equipamentos que as pessoas possam fruir, não há a possibilidade, nomeadamente, de ter alguns equipamentos para a prática desportiva”, aponta o candidato da IL.

O executivo municipal de Braga é atualmente composto por seis eleitos da coligação Juntos por Braga (PSD/CDS-PP/PPM), quatro do PS e um da CDU.

Concorrem à liderança da Câmara Municipal de Braga João Rodrigues (coligação Juntos por Braga - PSD/CDS-PP/PPM), António Braga (coligação Somos Braga - PS/PAN), Filipe Aguiar (Chega), Rui Rocha (IL), Ricardo Silva (movimento independente Amar e Servir Braga), João Baptista (CDU, coligação que junta PCP e Os Verdes), António Lima (BE), Carlos Fragoso (Livre), Francisco Pimentel Torres (ADN) e Hugo Varanda (MPT).

+ notícias: Norte

Câmara de Gaia terá de suspender retirada da ciclovia da Avenida da República

A Câmara de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, terá de suspender a retirada da ciclovia na Avenida da República e terá cinco dias para esclarecer o processo junto do tribunal, conforme decisão conhecida esta quinta-feira.

Luís Filipe Menezes condenado por difamar Eduardo Vítor Rodrigues

O atual presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Luís Filipe Menezes, foi condenado esta quinta-feira por difamação agravada e a pagar uma indemnização de 2.500 euros ao ex-autarca Eduardo Vítor Rodrigues.

Vereadores da oposição impedidos de almoçar na cantina municipal de Santo Tirso

Os vereadores da coligação PSD/IL na Câmara de Santo Tirso, Ricardo Pereira, Fernando Vale e Sara Lima, foram hoje impedidos de almoçar na cantina da autarquia, denuncia a concelhia do partido em comunicado.