Distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga sob aviso laranja devido a agitação marítima

Distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga sob aviso laranja devido a agitação marítima
| Norte
Porto Canal/Agências

Os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga estão sob aviso laranja, segundo nível mais grave, devido à forte agitação marítima, informou esta segunda-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Estes avisos do IPMA estão em vigor a partir das 18h00 desta segunda-feira e prolongam-se até às 15h00 de terça-feira e são justificados pela previsão de ondas do quadrante oeste com 5 a 5,5 metros, podendo atingir 10 metros de altura máxima.

O IPMA colocou ainda sob aviso amarelo, entre as 18h00 desta segunda-feira e as 06h00 de quarta-feira, os distritos de Faro e Setúbal, e, entre as 15h00 desta segunda-feira e as 0600 de quarta-feira, o distrito de Lisboa devido à forte agitação marítima, prevendo-se ondas do quadrante oeste com 4 a 5 metros.

Também sob aviso amarelo, o menos grave dos três níveis, está a costa norte da Madeira e Porto Santo, entre as 15h00 desta segunda-feira e as 00h00 de quarta-feira, também devido à agitação marítima.

Na terça-feira, estão sob aviso amarelo os distritos de Viseu, Évora, Faro, Vila Real, Setúbal. Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre, a costa Sul da Madeira, Porto Santo e as regiões montanhosas do arquipélago devido a períodos de chuva, por vezes forte.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo, quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

+ notícias: Norte

Incêndio destrói restaurante de praia em Labruge, Vila do Conde

Um incêndio “tomou por completo” um restaurante de praia em Labruge, no concelho de Vila do Conde, informou o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Capitania do Douro aumenta alerta de iminência de cheias para vermelho

A Capitania do Douro alterou o alerta de iminência de cheias de laranja para vermelho, estando já interditada a navegação no rio e ativadas medidas restritivas específicas dos planos municipais de intervenção, disse esta sexta-feira o comandante adjunto.

Chaves alerta para risco de inundações por “previsível” subida do Tâmega

O presidente da Câmara de Chaves alertou esta quinta-feira para o risco de inundações provocadas pelo “previsível” aumento do caudal do rio Tâmega em zonas com restauração, comércio e habitação, preocupação que resultou já no encerramento de vias.