Distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga sob aviso laranja devido a agitação marítima

Distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga sob aviso laranja devido a agitação marítima
| Norte
Porto Canal/Agências

Os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga estão sob aviso laranja, segundo nível mais grave, devido à forte agitação marítima, informou esta segunda-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Estes avisos do IPMA estão em vigor a partir das 18h00 desta segunda-feira e prolongam-se até às 15h00 de terça-feira e são justificados pela previsão de ondas do quadrante oeste com 5 a 5,5 metros, podendo atingir 10 metros de altura máxima.

O IPMA colocou ainda sob aviso amarelo, entre as 18h00 desta segunda-feira e as 06h00 de quarta-feira, os distritos de Faro e Setúbal, e, entre as 15h00 desta segunda-feira e as 0600 de quarta-feira, o distrito de Lisboa devido à forte agitação marítima, prevendo-se ondas do quadrante oeste com 4 a 5 metros.

Também sob aviso amarelo, o menos grave dos três níveis, está a costa norte da Madeira e Porto Santo, entre as 15h00 desta segunda-feira e as 00h00 de quarta-feira, também devido à agitação marítima.

Na terça-feira, estão sob aviso amarelo os distritos de Viseu, Évora, Faro, Vila Real, Setúbal. Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre, a costa Sul da Madeira, Porto Santo e as regiões montanhosas do arquipélago devido a períodos de chuva, por vezes forte.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo, quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

+ notícias: Norte

Todos os ocupantes do veículo preso no Rio Ferreira retirados com ferimentos ligeiros

As cinco pessoas, dois adultos e três crianças, que ficaram presas dentro de um automóvel ligeiro no Rio Ferreira, em Gondomar, já foram retiradas e encaminhadas para o Hospital de São João, no Porto, segundo fonte dos bombeiros.

Eduardo Vítor Rodriges pede ao Tribunal de Contas auditoria urgente à Câmara de Gaia

O ex-presidente socialista da Câmara de Gaia Eduardo Vítor Rodrigues pediu ao Tribunal de Contas uma auditoria “com caráter de urgência” à sua gestão daquela autarquia para “esclarecer o palavreado que por aí anda”.

Três crianças resgatadas de carro preso no rio Ferreira com cinco pessoas a bordo

Um automóvel ligeiro de passageiros ficou este domingo preso no rio Ferreira, um afluente do Rio Sousa, em São Pedro da Cova, Gondomar, com cinco pessoas no interior, tendo já sido retiradas três crianças, disse à Lusa fonte dos bombeiros.