Livre quer núcleos rurais em “quintas cidadãs” pelo Porto

Livre quer núcleos rurais em “quintas cidadãs” pelo Porto
| Porto
Porto Canal/Agências

O cabeça de lista do Livre à Câmara do Porto, Hélder Sousa, defendeu este domingo uma rede de “quintas cidadãs” pela cidade, instalando-se núcleos rurais em parques e espaços verdes ligados por ciclovias e “corredores verdes”.

Hélder Sousa visitou o Parque do Covelo, na freguesia de Paranhos, junto à Quinta do Covelo, um espaço que integra um parque infantil, máquinas para exercício físico, um café, casas de banho públicas e bebedouros.

“Parte da nossa visão de cidade integra também estes antigos espaços rurais e espaços verdes que ainda existem no Porto. (...) Queremos fazer um levantamento destes espaços, como a Quinta da Prelada, o Parque de Ramalde, a Charca de Salgueiros, o Covelo e o Parque da Pasteleira, parte do Parque Oriental”, explicou à agência Lusa.

Aqui, pretendem “criar núcleos rurais, ligados à natureza e abertos à comunidade”, com hortas urbanas, laboratórios de educação alimentar e ambiental, e lançar “roteiros da natureza e pequenos refúgios climáticos, abertos todo o ano”.

Outros dos objetivos é “chamar as pessoas a intervir na sua gestão, serem corresponsáveis pela sua manutenção”, e instalar em cada um um mercado semanal de produtores, “para consumos de proximidade”, para baixar a pegada ecológica dos consumos alimentares na cidade, mas também atrair pessoas àqueles espaços.

Como bom exemplo, apontou “o mercado de biológicos do Parque da Cidade, a funcionar há mais de 20 anos”.

“Se olharmos para estes espaços verdes, estes percorrem a cidade e serão bons pontos de referência seja para a rede de ciclovias de 100 quilómetros que queremos criar, seja para esta rede de corredores verdes, que são ciclovias e mais do que isso: ruas, arborizadas, para as pessoas caminharem, com bancos para se sentarem”, acrescentou.

O Livre passou a manhã deste domingo por aquela zona a entregar panfletos e o jornal da candidatura à cidade e às juntas de freguesia, na zona de Costa Cabral, entre Paranhos e Bonfim.

Foi junto à Rua de Costa Cabral, a mais extensa da cidade, que um munícipe interpelou Hélder Sousa para desejar “a vitória” ao partido na cidade, apontando “os 30%” de votação como alta fasquia para uma candidatura que procura fazer-se representar pela primeira vez no executivo municipal.

“A campanha trouxe-nos ânimo, estamos a ser bem recebidos. Temos muitos jovens, mas isso sabíamos, mas estamos a ser surpreendidos com pessoas mais velhas. Temos tido pessoas de todas as gerações e classes sociais. Está a dar-nos ânimo para conseguirmos, na última semana, fazer o trabalho que nos falta para sermos finalmente a terceira força política no Porto”, comentou o candidato.

Concorrem à Câmara do Porto Manuel Pizarro (PS), Diana Ferreira (CDU - coligação PCP/PEV), Nuno Cardoso (Porto Primeiro - coligação NC/PPM), Pedro Duarte (coligação PSD/CDS-PP/IL), Sérgio Aires (BE), o atual vice-presidente Filipe Araújo (Fazer à Porto - independente), Guilherme Alexandre Jorge (Volt), Hélder Sousa (Livre), Miguel Corte-Real (Chega), Frederico Duarte Carvalho (ADN), Maria Amélia Costa (PTP) e Luís Tinoco Azevedo (PLS).

O atual executivo é composto por uma maioria de seis eleitos do movimento de Rui Moreira e uma vereadora independente, sendo os restantes dois eleitos do PS, dois do PSD, um da CDU e um do BE.

As eleições autárquicas realizam-se no dia 12.

+ notícias: Porto

Obras vão condicionar trânsito nos túneis do Porto durante um mês

A Câmara do Porto avançou esta sexta-feira que irá realizar obras de manutenção até 10 de dezembro nos túneis da cidade, que irão obrigar a condicionamentos do trânsito com cortes totais de vias a simples estreitamentos.

Metro do Porto expropria e ocupa temporariamente espaços junto à Praça da Galiza

A Metro do Porto vai expropriar uma área com arbustos e ocupar temporariamente espaço junto a lojas num troço da Rua de Júlio Dinis junto à Praça da Galiza, no âmbito da construção da Linha Rosa, foi esta sexta-feira divulgado.

Requalificação de campo de jogos em bairro do Porto será a primeira obra de Pedro Duarte

O novo presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, escolheu como a sua “primeira obra” a requalificação do ringue polidesportivo do Bairro do Lagarteiro, em Campanhã, que avançará "até ao Natal" no valor de 84 mil euros, foi esta sexta-feira revelado.