PR de Moçambique reúne-se hoje no Porto com comunidade moçambicana antes da cimeira

PR de Moçambique reúne-se hoje no Porto com comunidade moçambicana antes da cimeira
| Porto
Porto Canal/Agências

O Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, reúne-se esta segunda-feira, no Porto, com a comunidade moçambicana residente na região, o primeiro evento oficial da visita de trabalho que realiza a Portugal até terça-feira, dia da cimeira bilateral.

As autoridades moçambicanas estimam que cerca de 10 mil nacionais do país vivam em Portugal e, segundo fonte diplomática, o encontro com a comunidade vai acontecer num hotel da cidade de Porto, no âmbito da segunda visita de trabalho a Portugal em cinco meses de Daniel Chapo, empossado em janeiro último como quinto Presidente da República de Moçambique.

Este país quer “aprofundar” a cooperação económica e promover parcerias com Portugal na cimeira bilateral de terça-feira, no Porto, segundo a Presidência moçambicana.

“A VI Cimeira Bilateral tem como objetivos aprofundar a cooperação política e económica, promover investimento e parcerias empresariais, bem como discutir áreas estratégicas como finanças, administração pública, digitalização e energias renováveis”, refere a Presidência, em comunicado enviado à Lusa, confirmando a visita de Daniel Chapo, ao Porto, norte de Portugal, de 7 a 9 de dezembro.

Acrescenta que durante a cimeira, na terça-feira, também com a presença do primeiro-ministro português, Luís Montenegro, e 22 ministros dos dois países, está “prevista a assinatura de instrumentos jurídicos de cooperação em diversos domínios, que incluem educação, saúde, agricultura e energia”.

“No decurso da visita, o Presidente da República manterá um 'tête-à-tête' com o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, durante o qual ambos irão trocar impressões sobre a situação política, económica e social dos seus países, além de abordar assuntos de interesse comum no quadro das relações bilaterais”, explica a Presidência moçambicana, no mesmo comunicado.

Ainda no âmbito da agenda oficial, Daniel Chapo participará na sessão de abertura do Fórum Económico promovido pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), evento paralelo à cimeira, também no Porto, na sexta-feira, “orientado para o reforço das oportunidades de negócio e cooperação empresarial entre os dois países”.

Segundo a Presidência, esta visita de trabalho “constitui uma oportunidade para o contínuo aprofundamento do diálogo político que caracteriza as relações entre Moçambique e Portugal, bem como para o reforço dos laços de amizade, solidariedade e cooperação”.

+ notícias: Porto

Associação Sindical da PSP alerta para degradação de instalações em esquadra no Porto

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) alertou para o estado de degradação das instalações da 2.ª Esquadra de Investigação Criminal no Porto, destacando graves condições de segurança, saúde e dignidade.

IPO Porto alerta para diminuição de dadores e apela à doação de sangue

O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto tem vindo a registar uma “tendência de diminuição anual” de dadores de sangue com quebras que podem atingir os 5% ao ano, disse esta sexta-feira a responsável do serviço de Imuno-hemoterapia.

Área Metropolitana do Porto terá rede de videovigilância comum aos 17 concelhos

A Área Metropolitano do Porto (AMP) vai implementar uma estratégia de segurança e videovigilância comum aos 17 municípios do território, medida incluída no plano de atividades para este ano, orçado em 134 milhões de euros e anunciado esta sexta-feira.