Principal arguido em megaprocesso de Guimarães confessa tráfico mas só de haxixe

| Norte
Porto Canal com Lusa

O principal arguido num megaprocesso por tráfico de droga que está a ser julgado em Guimarães confessou hoje que se dedicou àquela atividade desde meados de 2012, mas garantiu que apenas negociava haxixe.

Em relação à cocaína, que também consta na acusação, aquele arguido, de 29 anos, disse que apenas comprava para consumo próprio, admitindo que efetuava cedências "pontuais" a quem lhe pedia.

Negou também tráfico de liamba.

O Ministério Público acusa-o de se dedicar à compra e venda de cocaína, haxixe e liamba, desde data não concretamente apurada de 2008.

O arguido assumiu ainda que, a pedido dele, a namorada o ajudou no tráfico, mas negou o envolvimento de uma tia na atividade.

As duas mulheres também são arguidas no processo.

No total, o processo tem 19 arguidos, cinco dos quais estão em prisão preventiva.

Os arguidos foram detidos em dezembro de 2013 pela GNR, numa operação que envolveu 25 buscas em casas, armazéns e viaturas nos concelhos de Guimarães e de Braga.

A operação resultou na apreensão de 12.500 doses de haxixe, 300 doses de cocaína, 25 doses de heroína e 100 gramas de liamba, além de material relacionado com o crime de tráfico de produtos estupefacientes, como balanças de precisão, objetos de corte, embalagens e "avultadas" quantias de dinheiro.

Foram ainda aprendidas duas armas de fogo e diversas munições.

Os detidos têm idades entre os 27 e 67 anos.

+ notícias: Norte

Nova central de biorresíduos da Lipor custa 70 milhões de euros e tratará 75 mil toneladas/ano

A proposta Central de Valorização de Biorresíduos da Lipor representa um investimento a rondar os 70 milhões euros, para uma obra que vai levar perto de três anos a ficar concluída e permitirá tratar até 75 mil toneladas por ano.

Cegonhas de ninho abatido em 2025 voltaram a Gondomar

Um habitante de Valbom disponibilizou 800 euros para instalar uma torre perto do ninho de cegonha abatido em outubro, mas a Câmara de Gondomar não respondeu em tempo útil e as aves instalaram-se numa árvore junto a um jardim-de-infância.

IP vai tentar antecipar prazos da obra do IC35 entre Rans e Entre-os-Rios em Penafiel

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai tentar antecipar os prazos do arranque da obra do IC35 entre Rans e Entre-os-Rios, em Penafiel, cuja consignação está prevista para dezembro, disse esta quarta-feira o presidente da empresa.