Aluno da Católica agredido por quatro jovens dentro da universidade
Porto Canal
Um estudante da Universidade Católica Portuguesa (UCP), no Porto, foi agredido por quatro jovens, na passada quarta-feira à noite, durante um evento organizado pela Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da UCP, dentro das instalações da instituição, informou esta segunda-feira fonte da família da vítima.
De acordo com a nota enviada às redações, a agressão terá começado quando um dos suspeitos importunava a namorada da vítima. Ao tentar intervir, o jovem foi surpreendido por um segundo indivíduo, que lhe aplicou um “mata-leão”. De seguida, um terceiro agressor desferiu-lhe "um soco violento" que o atirou ao chão, deixando-o inconsciente durante alguns instantes. Já caído, os agressores terão pontapeado a vítima na cabeça, "de forma brutal e desproporcionada".
O comunicado acrescenta que não havia "qualquer tipo de segurança no local, [tendo sido] os estudantes presentes no evento a intervir e travar a violência dos agressores".
A vítima foi transportada para a Unidade de Saúde Local (ULS) de Matosinhos, apresentando "lesões oculares graves e uma fratura na face", e apresentou queixa na PSP, referindo que não conhecia os agressores.
Contactada pelo Porto Canal, a Universidade Católica Portuguesa confirmou ter tomado conhecimento dos factos, encaminhando o caso para as autoridades policiais competentes e iniciando, em simultâneo, um processo de averiguação interno.
"A Universidade condena qualquer ato de violência e reitera que o seu campus dispõe de segurança em permanência. Estamos a acompanhar a situação de forma a garantir a colaboração com as autoridades e o apuramento dos factos. Manifestamos a nossa solidariedade para com o nosso estudante e já manifestamos à família a disponibilidade para a colaboração necessária", acrescentou a instituição.
