Empreitada de requalificação urbana em Santo Ildefonso arranca com investimento de 2,9 milhões de euros
Inês Saldanha
A empreitada num conjunto de arruamentos em Santo Ildefonso, com um valor de adjudicação que ascende aos 2,9 milhões de euros, arrancou na segunda-feira e deve durar dois anos e seis meses até estar concluída.
No âmbito do programa de reabilitação urbana Rua Direita, da responsabilidade da Câmara do Porto, aquela empreitada intervém Travessa da Regeneração, nas ruas das Musas, de Raúl Dória, da Fábrica Social, Bela da Fontinha e na do Alto da Fontinha.
A intervenção visa "o redesenho da infraestrutura viária, com criação de perfis de via partilhados, dando prioridade aos modos suaves de transporte".
"Além da substituição do pavimento, está prevista também a intervenção ao nível das infraestruturas no subsolo, como a substituição das infraestruturas elétricas, hidráulicas e de telecomunicações. Será realizada a substituição da rede de iluminação pública e reforçada a rede de combate a incêndio", lê-se na publicação da página oficial de Internet da autarquia.
Na primeira fase da empreitada, que decorrerá entre setembro deste ano e maio de 2026, o trânsito estará condicionado, ficando proibida a circulação de veículos na Travessa da Regeneração e na Rua das Musas, entre a Rua de Camões e a Rua de Fonseca Cardoso, exceto para acesso a garagens ou para operações de carga e descarga.
