Pilares provisórios ficam durante ano e meio no rio Douro

Pilares provisórios ficam durante ano e meio no rio Douro
Foto: Metro do Porto
| Porto
Porto Canal

A construção da Ponte D. Antónia Ferreira, a “Ferreirinha”, inserida na empreitada da Linha Rubi (H), vai obrigar à colocação de dois pilares “provisórios de apoio ao desenvolvimento da sua construção” no rio Douro, por um período de um ano e meio.

Conforme a publicação da Metro do Porto na sua página oficial, do lado do Porto, o pilar está a ser erguido junto à Rua do Ouro e à Rua do Bicalho. Já no lado de Gaia, a estrutura encontra-se implantada junto ao Cais do Lugan e à Rua do Cavaco.

"Neste momento, trabalha-se nas plataformas que permitem perfurar as fundações onde assentam os pilares provisórios", lê-se no comunicado.

Segundo a informação disponibilizada, "ambos os pilares estão a ser desenvolvidos em betão armado, tendo o do Porto uma altura final de 63,70 metros, enquanto o de Gaia irá medir 67,68 metros".

O tabuleiro da ponte, que já se encontra em progressão a partir das duas margens, vai assentar nos pilares provisórios durante a fase de construção.

"Refira-se também que uma das funções principais destes pilares é suportar as cargas transmitidas pelas torres de atirantamento (estruturas verticais usadas como mastros que suportam os cabos da ponte), igualmente provisórias e que serão montadas sobre o tabuleiro. Estas torres serão construídas em estrutura metálica e terão cerca de 49 metros de altura cada uma, sendo apoiadas no tabuleiro através de rótulas cilíndricas, com rotação livre no eixo transversal da ponte. Ou seja, o conjunto pilares e torres provisórias atingirá uma altura aproximada de 120 metros acima do leito do rio", explica a Metro.

Após a conclusão da construção do arco e do tabuleiro da nova ponte, os dois pilares erguidos no rio serão totalmente demolidos.

Com cerca de 800 metros de tabuleiro reservado à circulação do Metro, de peões e de bicicletas, a Ponte D. Antónia Ferreira, a “Ferreirinha”, apresentará uma estética que se integrará "harmoniosamente no esplendor desta paisagem do Douro".

+ notícias: Porto

Câmara do Porto vota redução de 0,5% no IRS e manutenção do IMI para 2026

O executivo da Câmara do Porto vai votar, na quarta-feira, a redução do IRS arrecadado pelo município, passando da taxa de 3% para 2,5% em 2026, e manter em 0,324% do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

Pedro Duarte entrega Chaves da Cidade do Porto a Presidente de Moçambique

O presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, entregou, esta terça-feira, as Chaves da Cidade ao Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, salientando que a atual estabilidade política portuguesa é propícia ao fortalecimento da cooperação entre os dois países.

Avião declara emergência após tentar aterrar no Porto

Um avião da Easyjet com destino ao Porto declarou emergência depois de duas tentativas de aterrar no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.