Cine-Teatro Vale Formoso abre portas antes de reabilitação

Cine-Teatro Vale Formoso abre portas antes de reabilitação
Foto: Inês Saldanha | Porto Canal
| Porto
Inês Saldanha

O Cine-Teatro Vale Formoso, no Porto, vai abrir portas, no próximo sábado, antes da reabilitação. A iniciativa visa possibilitar aos “mais velhos recordarem e aos mais novos perceberem o que está” dentro do espaço.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

“Há pessoas com histórias para contar, há pessoas com coisas para recordar. Eu acho que é a memória das pessoas mais antigas sobre coisas que aqui se passaram que vai ter uma grande evidência este sábado”, disse Paulo Dias, Diretor-Geral da UAU, a nova proprietária do espaço.

O responsável adiantou ao Porto Canal que o investimento “ronda os 7 milhões de euros”, compreendidos na aquisição do espaço e na obra de reabilitação.

A produtora UAU concluiu a aquisição do Cine-Teatro Vale Formoso em agosto deste ano, que pertencia à Igreja Universal do Reino de Deus.

“Foi um processo que demorou cinco anos a concluir e o objetivo é devolvê-lo à cidade na área cultural”, afirmou.

O Cine-Teatro Vale Formoso foi inaugurado a 30 de dezembro de 1948, projetado pelo arquiteto Francisco Granja. Durante décadas uniu o cinema ao teatro, chegando a ser uma das salas mais emblemáticas da cidade. Acabou por fechar portas na década de 90 e mais tarde foi adquirida pela da Igreja Universal do Reino de Deus.

“Durante 10 anos foi o templo da Igreja Universal do Reino de Deus, mas tirando esse tempo, há no total 40 em que esta sala não tem projetos culturais”, salientou Paulo Dias, acrescentando que o objetivo da UAU é “passar a ter projetos todos os dias” após as obras de reabilitação.

Sendo também proprietária do Teatro Tivoli em Lisboa, a entidade visa “fazer um paralelo entre as duas salas” e “criar uma unidade de trabalho de produção teatral”.
“[O objetivo é] produzir coisas aqui que vão para Lisboa e o inverso. Há muitos artistas do Norte que não têm hipóteses de apresentar os seus projetos. Muitos mudam-se até para a capital e o que nós vamos é tentar quebrar um pouco isso”, considerou.

Porto Canal

No que refere as obras de reabilitação, prevê-se uma modernização “em termos logísticos, de produção e de organização”.

“Há uma zona do teatro que vai ser toda ela nova , [como, por exemplo], a zona do palco e dos bastidores. Tudo o que é parte da frente do teatro vai se manter”, explicou o diretor da UAU, sublinhando que a fachada do edifício vai ficar inalterável.

Paulo Dias disse ainda que “a obra começará, eventualmente, no final deste ano ou logo no início de janeiro” e que espera em 2027 reabrir o espaço.

Em fevereiro de 2022, o Cine-Teatro Vale Formoso foi classificado como conjunto de interesse municipal.

O espaço conta com mais de 4200 metros quadrados de área e, além da sala principal, tem uma zona de restauração e um espaço que após as obras será transformado num jardim de inverno.

Para um último adeus ao Cine-Teatro Vale Formoso, a produtora UAU planeou um dia aberto ao público, agendado para este sábado, 13 de setembro, das 10 às 18 horas.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).