Cine-Teatro Vale Formoso abre portas antes de reabilitação
Inês Saldanha
O Cine-Teatro Vale Formoso, no Porto, vai abrir portas, no próximo sábado, antes da reabilitação. A iniciativa visa possibilitar aos “mais velhos recordarem e aos mais novos perceberem o que está” dentro do espaço.
Ver esta publicação no Instagram
“Há pessoas com histórias para contar, há pessoas com coisas para recordar. Eu acho que é a memória das pessoas mais antigas sobre coisas que aqui se passaram que vai ter uma grande evidência este sábado”, disse Paulo Dias, Diretor-Geral da UAU, a nova proprietária do espaço.
O responsável adiantou ao Porto Canal que o investimento “ronda os 7 milhões de euros”, compreendidos na aquisição do espaço e na obra de reabilitação.
A produtora UAU concluiu a aquisição do Cine-Teatro Vale Formoso em agosto deste ano, que pertencia à Igreja Universal do Reino de Deus.
“Foi um processo que demorou cinco anos a concluir e o objetivo é devolvê-lo à cidade na área cultural”, afirmou.
O Cine-Teatro Vale Formoso foi inaugurado a 30 de dezembro de 1948, projetado pelo arquiteto Francisco Granja. Durante décadas uniu o cinema ao teatro, chegando a ser uma das salas mais emblemáticas da cidade. Acabou por fechar portas na década de 90 e mais tarde foi adquirida pela da Igreja Universal do Reino de Deus.
“Durante 10 anos foi o templo da Igreja Universal do Reino de Deus, mas tirando esse tempo, há no total 40 em que esta sala não tem projetos culturais”, salientou Paulo Dias, acrescentando que o objetivo da UAU é “passar a ter projetos todos os dias” após as obras de reabilitação.
Sendo também proprietária do Teatro Tivoli em Lisboa, a entidade visa “fazer um paralelo entre as duas salas” e “criar uma unidade de trabalho de produção teatral”.
“[O objetivo é] produzir coisas aqui que vão para Lisboa e o inverso. Há muitos artistas do Norte que não têm hipóteses de apresentar os seus projetos. Muitos mudam-se até para a capital e o que nós vamos é tentar quebrar um pouco isso”, considerou.

No que refere as obras de reabilitação, prevê-se uma modernização “em termos logísticos, de produção e de organização”.
“Há uma zona do teatro que vai ser toda ela nova , [como, por exemplo], a zona do palco e dos bastidores. Tudo o que é parte da frente do teatro vai se manter”, explicou o diretor da UAU, sublinhando que a fachada do edifício vai ficar inalterável.
Paulo Dias disse ainda que “a obra começará, eventualmente, no final deste ano ou logo no início de janeiro” e que espera em 2027 reabrir o espaço.
Em fevereiro de 2022, o Cine-Teatro Vale Formoso foi classificado como conjunto de interesse municipal.
O espaço conta com mais de 4200 metros quadrados de área e, além da sala principal, tem uma zona de restauração e um espaço que após as obras será transformado num jardim de inverno.
Para um último adeus ao Cine-Teatro Vale Formoso, a produtora UAU planeou um dia aberto ao público, agendado para este sábado, 13 de setembro, das 10 às 18 horas.
