Partidos chamam ministro e reitor ao parlamento sobre curso de Medicina no Porto

Partidos chamam ministro e reitor ao parlamento sobre curso de Medicina no Porto
| Porto
Porto Canal/Agências

O parlamento aprovou esta terça-feira vários requerimentos para ouvir o ministro da Educação e o reitor da Universidade do Porto, que diz ter sido pressionado por “pessoas influentes” para aceitar candidatos ao curso de Medicina.

Os requerimentos, apresentados pelo PSD, Chega, PS, IL, Livre, BE e JPP, foram votados esta terça-feira na comissão parlamentar de Educação e Ciência, depois de o jornal Expresso ter noticiado, na sexta-feira, alegadas pressões de pessoas "influentes" para deixar entrar na Faculdade de Medicina 30 candidatos que não tinham obtido a classificação mínima na prova exigida no curso especial de acesso para licenciados em outras áreas.

As declarações de António Sousa Pereira mereceram duras críticas do ministro da Educação, Ciência e Inovação, que acusou o reitor de mentir a propósito de um problema criado pela própria instituição, e manifestou "enorme desilusão", afirmando até que aceitaria a sua demissão se o responsável a pedisse.

Entre os vários requerimentos apresentados, Chega, Livre, BE e JPP propunham chamar à comissão parlamentar, com caráter de urgência, tanto o ministro Fernando Alexandre, como o reitor da Universidade do Porto.

Já o PS pedia apenas a audição do reitor, enquanto a IL chamava apenas o ministro da Educação e o PSD proponha a audição do diretor da Faculdade de Medicina, além do responsável da universidade e do ministro.

Durante a reunião desta terça-feira, a comissão de Educação e Ciência aprovou ainda um requerimento do PCP para uma audição, com caráter de urgência, de Fernando Alexandre sobre o descongelamento do valor das propinas, que contou com a abstenção do PSD.

Foi ainda aprovado, com abstenção do Chega, um requerimento a audição, com caráter de urgência, do ministro sobre a extinção da Fundação para a Ciência e Tecnologia e o futuro do sistema científico nacional.

+ notícias: Porto

Primeira de 11 campanhas de fiscalização das estradas em 2026 arranca esta terça-feira

A primeira de 11 campanhas de fiscalização das estradas previstas para este ano por PSP, GNR e Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) arranca na terça-feira, no distrito do Porto.

Fingertips recordam carreira e apresentam novo álbum em concerto em novembro no Porto

Os Fingertips, banda liderada pelo cantor Zé Manel, têm concerto marcado no Porto em novembro, no qual irão recordar “grandes êxitos” e apresentar um novo álbum, com edição prevista para outubro.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.