Casa de saúde no Porto avalia protocolos após homicídio nas suas instalações

Casa de saúde no Porto avalia protocolos após homicídio nas suas instalações
Foto: DR
| Porto
Porto Canal/Agências

A Casa de Saúde de Santa Catarina, no Porto, afirmou esta sexta-feira estar a avaliar os seus protocolos e a averiguar eventuais falhas após ter ocorrido um homicídio esta madrugada dentro das suas instalações.

“Os nossos profissionais seguem padrões rigorosos de atendimento, e esses protocolos estão a ser avaliados neste momento”, garantiu em comunicado enviado à Lusa a unidade de saúde, que fala de um “grave incidente que resultou na morte de um paciente” sem especificar mais pormenores.

De acordo com a unidade de saúde, que disse ter sido “imediatamente acionada a polícia” após o incidente, já foram iniciados procedimentos para “compreender se houve alguma falha” nos protocolos e para que “sejam tomadas medidas corretivas e preventivas que se mostrem necessárias”.

Contactada pela Lusa, fonte da PSP disse esta manhã ter-se tratado de um disparo com arma de fogo seguido de uma tentativa de suicídio, e que o suspeito tinha dado entrada no final do dia de quinta-feira naquela unidade de saúde especializada em saúde mental, para tratar “surtos psicóticos”, tendo ficado internado, acompanhado pela mulher.

De acordo com a PSP, cerca das 03h00 ouviram-se disparos e, quando os profissionais de saúde chegaram ao quarto, a mulher já tinha sido atingida mortalmente e o homem estava caído com ferimentos no tronco e ainda com a arma na mão.

No comunicado, a Casa de Saúde de Santa Catarina referiu estar a “colaborar integralmente com as autoridades”.

Lamentando o sucedido, a unidade de saúde disse estar “profundamente” solidária “com a dor das famílias e [estar] a oferecer todo o suporte necessário neste momento tão difícil”.

A Polícia Judiciária está a investigar o caso, de acordo com a PSP.

O autor dos disparos sobreviveu e foi transportado para o Hospital de Santo António, no Porto, que é o hospital de referência da zona de Aldoar, onde se localiza a casa de saúde.

Contactado pela Lusa, uma fonte do Santo António disse apenas que o caso se encontra “em segredo de justiça”, escusando-se a dar qualquer informação.

Nas declarações que fez à Lusa, fonte da PSP tinha referido que o suspeito teria sido transferido para o Hospital Santos Silva, em Gaia.

A Lusa contactou fonte deste hospital de Gaia que negou que o homem ali tivesse dado entrada.

+ notícias: Porto

PM garante que edifício da Livraria Lello no Porto vai ser Monumento Nacional

O primeiro-ministro garantiu, esta terça-feira, que “será definitivamente assumido” em “letra de lei” a reclassificação do edifício da Livraria Lello, no Porto, como Monumento Nacional e que o Governo “tem já em circulação legislativa” o diploma para o efeito.

Detido casal suspeito de burla com terrenos para construção imobiliária no Porto

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um casal suspeito da prática de burla qualificada que, alegadamente, vendia terrenos para construção no distrito do Porto e prometia a edificação dos mesmos, mas que não o concretizava.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.