Livre sem candidatura à Câmara de Viana do Castelo

Livre sem candidatura à Câmara de Viana do Castelo
Foto: CM Viana do Castelo
| Norte
Porto Canal/Agências

O Livre não vai concorrer à Câmara de Viana do Castelo nas eleições de outubro porque a lista não deu entrada no tribunal, disse esta sexta-feira fonte judicial.

Contactada pela agência Lusa, a fonte do Tribunal de Viana do Castelo explicou que o “Livre não apresentou qualquer candidatura à Câmara, Assembleia Municipal ou a qualquer Junta de Freguesia”.

Em julho, à Lusa, o gerontólogo e formador Gonçalo Caseiro Pereira disse ser candidato do Livre à Câmara de Viana do Castelo e elegeu o envelhecimento ativo como “uma das prioridades centrais para o futuro da cidade”.

Em 2024, Gonçalo Caseiro Pereira foi candidato do Livre às eleições legislativas pelo círculo eleitoral da capital do Alto Minho.

Questionado esta sexta-feira pela Lusa, Gonçalo Caseiro Pereira disse que a lista não foi formalizada “por falta de condições” como, por exemplo, “a indisponibilidade das mulheres para integrar a lista”.

Atualmente, o executivo de Viana do Castelo é composto por cinco eleitos pelo PS, um eleito pela CDU, um vereador independente (social-democrata que deixou o partido para integrar o Chega) e dois vereadores da coligação PSD/CDS-PP.

Sem o Livre, foram formalizadas sete candidaturas à Câmara de Viana do Castelo: o atual presidente da autarquia, Luís Nobre (PS), Paulo de Morais (coligação PSD/CDS-PP), Duarte de Brito Antunes (IL), José Flores (coligação PCP/PEV), Carlos Torre (BE), Eduardo Teixeira (Chega) e Luís Arezes (ADN).

Nas autárquicas de 2021, o PS, que está no poder há mais de 30 anos, teve 45,05% dos votos, a coligação PSD/CDS-PP teve 24,59%, a CDU 10,04% e o BE 4,54%.

As eleições autárquicas realizam-se a 12 de outubro.

+ notícias: Norte

PJ detém suspeito de esfaquear três pessoas em Santa Maria da Feira

A Polícia Judiciária (PJ) divulgou, esta segunda-feira, a detenção de um homem, de 25 anos, suspeito de ter esfaqueado três pessoas num bar em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro.

Ministra da Saúde recusa caos no SNS e garante que não desiste

A ministra da Saúde recusou, esta segunda-feira, que exista caos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), negou que se desvalorize o que corre “menos bem” e reafirmou que não vai desistir do cargo.

Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro realiza auditoria à unidade de saúde de Estarreja

A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA) vai realizar, a partir de terça-feira, uma auditoria interna à Unidade de Saúde de Cuidados Personalizados de Estarreja, revelou esta segunda-feira uma fonte municipal.