Socialista Nelson Oliveira aposta em projeto de continuidade em Lousada

Socialista Nelson Oliveira aposta em projeto de continuidade em Lousada
| Norte
Porto Canal/ Agências

O atual vereador Nelson Oliveira é o candidato do PS à Câmara de Lousada (distrito do Porto), assumindo um projeto de continuidade com foco na saúde, habitação, infraestruturas e empresas, disse à Lusa esta terça-feira.

"Essencialmente, é um projeto de continuidade do trabalho que tem sido feito ao longo dos últimos anos no executivo que eu integro com o Pedro Machado", atual presidente de câmara, disse hoje o candidato, atual vereador com os pelouros do Urbanismo, Saúde, Habitação e Juventude.

Nelson Oliveira considera que "as pessoas estão contentes" com o trabalho do executivo socialista, tendo "já em curso uma série de obras que irão revolucionar Lousada, nomeadamente a construção de centros de saúde e reabilitação de outros".

"Nós somos dos concelhos mais jovens do país e estamos a privilegiar, no âmbito da habitação acessível, um regulamento que já está feito e que majora e discrimina positivamente os casais jovens de Lousada, permitindo-lhes ter aqui um acesso mais facilitado ao arrendamento acessível", disse também o candidato à Lusa sobre habitação.

Outro dos focos são as infraestruturas, referindo o candidato e atual vereador que, na área dos serviços públicos, está "em fase de construção de uma grande Loja do Cidadão, que irá albergar todos os serviços públicos, as Finanças, a Conservatória, a Segurança Social".

"Estamos também muito atentos e a resolver uma necessidade que também temos, que é no âmbito dos transportes e da mobilidade", disse o candidato, que quer "reforçar as linhas de transportes de todas as freguesias de Lousada, com passagens de pelo menos três vezes ao dia, e a interligar ao centro urbano da vila, a pontos de interesse como as estações ferroviárias e também as unidades de saúde, bem como a interligação com a Área Metropolitana do Porto".

Na componente empresarial, o candidato do PS aposta em novas zonas industriais, com "30 empresas já acertadas e conquistadas" para a nova área em Caíde de Rei, pretendendo "criar outras junto a nós de acessos de autoestradas", já que o concelho é servido por três e ainda pela ferrovia, à qual o candidato sugere juntar um terminal de mercadorias.

Nelson Oliveira quer ainda apostar na inteligência artificial, com "um plano de capacitação" de empresas e trabalhadores, pois "ou as empresas de Lousada estão preparadas para isso, ou então 'perdem o comboio'".

No atual executivo municipal, o PS lidera a câmara com cinco vereadores e a coligação PSD/CDS-PP tem dois eleitos

Para além de Nelson Oliveira (PS) são também candidatos Leonel Vieira pela coligação PSD/CDS-PP/IL, Paulo Pinto (Chega) e Alberto Torres (CDU).

As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.

+ notícias: Norte

Álvaro Santos, eleito presidente da CCDR-N, quer dar “início a um novo ciclo” no Norte

Álvaro Santos, nome indicado por PSD e PS para a presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte e que foi eleito, disse à Lusa que quer “dar início a um novo ciclo” na região.

APA dá parecer favorável condicionado à mina da Borralha em Montalegre

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu parecer favorável à mina da Borralha, em Montalegre, condicionado à apresentação de estudos e elementos e ao cumprimento de medidas e programas de monitorização, bem como de várias condicionantes.

Carla Costa nova vereadora na Câmara de Gaia após saída de Álvaro Santos

Carla Costa é a nova vereadora do executivo de Luís Filipe Menezes na Câmara de Gaia, ocupando o lugar deixado vago com a saída de Álvaro Santos, segunda-feira eleito presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.