Primeiro Jardim das Artes e das Letras começa esta sexta-feira em Viseu com Rafael Toral
Porto Canal/ Agências
Artes, cinema, música, livros e até aulas de ioga vão integrar a edição de estreia do Jardim das Artes e das Letras (JAL), que começa esta sexta-feira e prossegue até 6 de setembro na Mata do Serrado, em Viseu.
“São nove dias com 13 atividades diárias e quase 100 pontuais com uma programação pensada, não para invadir esta maravilhosa mata no centro da cidade, mas sim para se adaptar ao que ela nos oferece”, disse a fundadora do projeto, Sandra Oliveira, em conferência de imprensa em meados de agosto.
A programação – gratuita - tem foco “em todas as idades, mas muito em especial para famílias”, e foi pensada pela associação Pausa Possível e por outros dois jovens que Sandra Oliveira convidou: Lucas F. Oliveira, de Viseu, e Maria Inês Demétrio, natural de Alcobaça, distrito de Leiria.
As sessões de cinema resultam de uma parceria com o Cine Clube de Viseu e com a Tata Gallery para exibir curtas-metragens, “em especial para os mais novos, mas na realidade, são boas para toda a família”, incluindo ainda longas-metragens como “O Espírito da Colmeia”, de Victor Erice e “Poesia”, de Lee Chang-Dong.
A abrir o JAL estará, esta sexta-feira às 22h30, Rafael Toral e até dia 06 vão passar pelo evento músicos como Ece Canli, Filho da Mãe, Lula Pena, Norberto Lobo e Tó Trips.
Ao longo do evento, vão marcar presença figuras como Cláudia Cesário, Andreia Lopes, Patrícia Portela, Paulo Barracosa, Inês Leitão, Inês Marinho, Hugo van der Ding, Sara Brighenti, Clara Passarinho e Pedro Colaço, Marina Palácio, Liliana Bernardo, Joana Mendonça, Ana Verónica e Cláudia Sousa.
Aquando da apresentação, Sandra Oliveira adiantou que toda a programação pode ser consultada na internet, em www.jardimdasarteseletras.pt , “uma página adaptada a qualquer aparelho e clicando num evento é possível não só partilhar como enviar por email em jeito de convite para alguém, é muito interativo”.
