Seis praias da Póvoa de Varzim desaconselhadas a banhos devido a contaminação

Seis praias da Póvoa de Varzim desaconselhadas a banhos devido a contaminação
Foto: DR
| Norte
Porto Canal/Agências

Seis praias da zona urbana norte da Póvoa de Varzim, distrito do Porto, foram esta quinta-feira desaconselhadas a banhos pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), devido a contaminação microbiológica.

No portal ‘Info Água’, da APA, o aviso incide sobre as praias de Verde, Beijinhos, Lada I e II, Hotel, e Lagoa I e II, com o conselho de “não tomar banho”, justificado por “valores elevados de enterococos intestinais e/ou E. coli”.

Segundo a comandante da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, Mónica Martins, a decisão tomada pela APA surgiu na sequência das análises regulares que o organismo faz à qualidade da água do mar.

“Estamos a falar das praias da zona urbana norte. Não estão interditas, mas sim desaconselhadas a banhos. A APA já fez uma contra-análise e aguardamos uma nova decisão, que pode demorar até 72 horas”, disse a responsável.

A área desaconselhada a banhos abrange os areais desde a zona das piscinas da Varzim Lazer até, rumando a norte, pouco depois do bar de praia junto ao Hotel Vermar.

A Lusa tentou, sem sucesso, obter uma reação do pelouro do Ambiente da Câmara da Póvoa de Varzim.

+ notícias: Norte

Metro do Porto candidata linhas de Gondomar e da Trofa a financiamento

A Metro do Porto candidatou a financiamento do programa Sustentável 2030 as ligações de metro a Gondomar e de metrobus à Trofa, anunciou o presidente da empresa de transportes, Emídio Gomes.

Aldeia de Vila Pouca de Aguiar aquecida por biomassa em projeto fronteiriço

As obras para aquecimento de casas da aldeia de Tresminas, em Vila Pouca de Aguiar, através de uma central de biomassa que reaproveita sobrantes da limpeza da floresta, vão arrancar e inserem-se num projeto-piloto transfronteiriço, foi anunciado.

Auroras boreais registadas em Portugal após grande tempestade solar atingir Terra

Uma grande tempestade solar começou a atingir a Terra na segunda-feira e pode causar interrupções nas redes de energia e satélite, alertaram as autoridades meteorológicas dos EUA, além de produzir auroras boreais, incluindo em Portugal.